Fundação do ABC planeja reduzir consumo de água em até 40%

Publicado em: 07/06/2013

Com custo zero, parceria com a empresa W-Energy terá duração de 5 anos, abrangendo todas as unidades da FUABC no Grande ABC e Litoral

A Fundação do ABC acaba de dar início à parceria de 5 anos com W-Energy Consultoria, Gestão e Tecnologia visando a redução do consumo de água em todas as unidades gerenciadas – inclusive a Faculdade de Medicina do ABC e equipamentos de saúde no Litoral paulista. A expectativa é de que, a partir do trabalho, o consumo total de água diminua entre 30% e 40%.

O contrato firmado é de 5 anos, sem necessidade de investimento pela FUABC. O trabalho da W-Energy será pago de acordo com os resultados. “Estamos animados com a possibilidade de implantar proposta sustentável na Fundação do ABC, com impacto importante na preservação ambiental e sem onerar a instituição. A W-Energy receberá 50% do total economizado, o que significa redução de consumo e de gastos para a FUABC”, explica a coordenadora do programa Fundação Sustentável da FUABC, Juliana Pinesi Russo.

Quando o trabalho estiver completo, será possível acompanhar o consumo de água à distância e em tempo real via computador. Além disso, em casos de vazamento, por exemplo, o sistema identifica o problema e envia imediatamente mensagens de celular SMS para os responsáveis cadastrados tomarem providências.

Posteriormente, está acordado com a W-Energy trabalho de redução de gastos com energia elétrica, que englobará revisão das contas de luz para melhor adequação em planos de consumo, entre outras medidas.

Levantamento desde 2012

Antes mesmo do primeiro contato com a W-Energy, a Fundação do ABC já buscava meios para redução do consumo de água nas unidades nossas-unidades. Em maio de 2012, a entidade participou do Programa de Uso Racional da Água da Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. Na oportunidade, teve início levantamento sobre o consumo total de água nas unidades da FUABC, que incluiu classificação por tipo e quantificação de todos os equipamentos relacionados ao processo, entre os quais torneiras, chuveiros e vasos sanitários. A W-Energy assumiu o trabalho estatístico no mesmo ano e, a partir dos resultados, criou projeto específico para a Fundação do ABC.

Em abril e maio de 2013, as colaboradoras Juliana Pinesi Russo, Cristina Passaretti e Maristela Favani visitaram as unidades da FUABC para explicar detalhes da ação. As primeiras unidades a receber equipamentos, adequações e orientações são as do Litoral: Hospital Bertioga, Hospital Irmã Dulce, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Charles Antunes Bechara e Ambulatório Médico de Especialidades (AME) – as três últimas em Praia Grande. A implantação está em andamento e é gradativa, pois segue dinâmica e necessidades específicas do ambiente. “O trabalho começa com as áreas comuns. De acordo com a alta dos pacientes e disponibilidade de quartos, por exemplo, as adequações são implantadas nas clínicas, centros cirúrgicos e demais áreas da unidade de saúde”, acrescenta Juliana Pinesi Russo.

Hospital Irmã Dulce

Um pequeno dispositivo acoplado às torneiras do Hospital Municipal Irmã Dulce poupa 10 litros de água por minuto. Mesmo com regulagem de tempo de vazão e arejador de fábrica, as torneiras liberam 12 litros de água por minuto cada vez que são acionadas. Com o dispositivo economizador, o fluxo cai para 2 litros por minuto, segundo técnicos. Todas as torneiras do hospital serão adaptadas.

A explicação é de um dos coordenadores da instalação do sistema, Marco Aurélio Queiróz, da empresa W-Energy. “Serão instalados equipamentos economizadores em torneiras, válvulas de descarga de parede e outros pontos de consumo de água”, esclarece. A instalação começou na última semana de maio e segue por aproximadamente um mês.

No caso dos chuveiros, a empresa coloca um restritor, que regula a pressão da água gerando economia e evitando superaquecimento, prossegue o técnico. Tais medidas reduzem custos com o consumo de água e preservam o meio ambiente. Na mesma linha ecológica, numa segunda etapa o hospital deverá orientar os funcionários sobre essas mudanças e a como adotar postura pessoal em prol do meio ambiente e evitando desperdício.