Fundação do ABC presta contas dos primeiros meses à frente do Hospital Central de Osasco

Publicado em: 25/09/2015

A pedido do prefeito Jorge Lapas, o médico ginecologista e superintendente do Hospital Municipal Central de Osasco Antonio Giglio, Dr. Alessandro Neves, comandou em 17 de setembro prestação de contas referente aos cinco primeiros meses da Fundação do ABC à frente da unidade hospitalar. O objetivo do encontro na Sala Osasco, anexa ao Paço Municipal, foi apresentar os avanços obtidos no breve período de gestão e atualizar o secretariado municipal em relação às ações implantadas e projetos em andamento.

Cerca de 100 convidados acompanharam o evento, incluindo todos os vereadores, secretários municipais e imprensa. A ocasião também serviu para a Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG) apresentar a “Pesquisa de Satisfação e Percepção com os usuários de Unidades de Saúde em Osasco”. Coordenado pelo Departamento de Estudos e Pesquisas, Indicadores e Metodologia de Sistemas Informatizados (DEPI), o trabalho foi realizado entre 3 e 31 de agosto e entrevistou 1192 pessoas em diversas unidades de saúde da cidade.

ENFERMARIA DE PSIQUIATRIA

Na pauta da reunião esteve o detalhamento do projeto da Enfermaria de Psiquiatria do Hospital Antonio Giglio – ala cuja inauguração está prevista para outubro. “O objetivo da Enfermaria de Psiquiatria é o tratamento de transtornos mentais e do comportamento, ou seja, cuidar de pacientes psicóticos dentro de um hospital geral. Trata-se de abordagem terapêutica moderna, que possibilita saltos de qualidade no tratamento como diagnóstico mais rápido, agilidade no início do tratamento ou da abordagem clínica do paciente, além da possibilidade da atuação conjunta da equipe multiprofissional, que pode abreviar o tempo de tratamento e facilitar a reintegração social e familiar”, detalha o superintendente Dr. Alessandro Neves, que completa: “Vale ressaltar que existe há alguns anos movimento do Ministério da Saúde em favor da desospitalização de pacientes psiquiátricos, com encaminhamentos para serviços como Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e Repúblicas Terapêuticas, por exemplo. Nesse sentido, reforçamos que somente os casos psiquiátricos mais graves, que de fato necessitam de internação, serão beneficiados a partir da abertura da Enfermaria de Psiquiatria”.

RESULTADOS POSITIVOS

Entidade filantrópica de assistência social, saúde e educação, a Fundação do ABC assumiu a gestão do Hospital Municipal Central de Osasco Antonio Giglio em 27 de abril deste ano, passando a responder tanto pelas áreas administrativas quanto assistenciais. Em cinco meses à frente da unidade de saúde, a FUABC conseguiu colocar em prática diversos projetos e melhorias nos campos administrativos, assistenciais e de humanização do atendimento.

A conquista mais recente ocorreu em agosto, com a inauguração do Hospital Dia. Trata-se de ala destinada à internação de pacientes para cirurgias eletivas de baixa complexidade, cuja alta médica ocorre no mesmo dia do procedimento. São 7 novos leitos à disposição da população de Osasco, que permitiram ampliar a quantidade de cirurgias de 200 para 340 por mês – ou seja, acréscimo de 70% no volume de cirurgias da unidade.

Entre as novidades do período também houve a implantação do Protocolo de Manchester – sistema internacional usado para classificar os usuários de acordo com a gravidade do quadro clínico (classificação de risco). Além disso, foi iniciado serviço pioneiro de cirurgias por videolaparoscopia e inaugurada Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto com 8 leitos, destinada à retaguarda para pacientes do pronto-socorro.

Em junho, a Fundação do ABC colocou em funcionamento o Ambulatório Cirúrgico – um serviço inédito, específico para pacientes encaminhados da rede de saúde municipal para realização de cirurgias eletivas. Outra conquista ocorreu no início de agosto, quando as voluntárias da ONG Alice Rabechini Ferreira retomaram suas atividades no hospital, cujo foco é o acolhimento de pacientes, familiares, e o fortalecimento das ações de humanização.

INFRAESTRUTURA

Hoje o Hospital Municipal Central de Osasco Antonio Giglio atende, em média, 700 pessoas diariamente e realiza 340 cirurgias por mês. A unidade de saúde conta com mais de 200 leitos e 700 funcionários diretos vinculados à Fundação do ABC. Trata-se de hospital geral, sem maternidade, que oferece pronto-socorro adulto e infantil – ambos atendendo à demanda espontânea e à demanda referenciada. O equipamento mantém leitos de internação em áreas como Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Ortopedia e Pediatria, além de contar com Unidade de Terapia Intensiva adulto e infantil e, desde agosto de 2015, com Hospital Dia.

Entre os serviços de apoio diagnóstico e terapêutico estão exames laboratoriais de hematologia, bioquímica, análises de amostras biológicas (urina, fezes, secreções e liquor, por exemplo), imunoquímicos, hormonais, microbiologia, anatomia patológica e parasitologia. No campo de imagem, o parque tecnológico oferece raio-x, tomografia, ultrassom, endoscopia e doppler.