Fundação do ABC promove workshop e lança projeto de ensino corporativo

Publicado em: 12/03/2020

Programa conduzido pelo departamento de Recursos Humanos envolverá todas as mantidas em processo contínuo de treinamento

 

Especialista em RH e Futuro do Trabalho, o palestrante Gustavo Albuquerque comandou palestra para mais de 200 colaboradores

A Fundação do ABC deu os primeiros passos nesta semana rumo à consolidação do projeto de Universidade Corporativa, que irá abranger treinamentos e capacitações para colaboradores da mantenedora e de todas as unidades mantidas. O workshop “Futuro Hoje” reuniu 205 funcionários no dia 10 de março, no Anfiteatro Dr. David Uip, no campus universitário do Centro Universitário Saúde ABC, em Santo André. O palestrante Gustavo Albuquerque, especialista em Futuro do Trabalho e com ampla atuação na área de Recursos Humanos (RH), Gestão de Pessoas e Tecnologia, comandou apresentação sobre personalização da gestão, relacionamento das diferentes gerações com o trabalho, retenção de talentos e reflexos das mudanças tecnológicas no atual mundo corporativo.

O objetivo do projeto Universidade Corporativa é treinar e desenvolver os colaboradores de forma customizada e alinhada aos interesses estratégicos da FUABC. De maneira didática, será a área — vinculada ao departamento de RH da mantenedora — responsável por criar e multiplicar conhecimento entre líderes e gestores, com foco em valorização dos colaboradores, aumento de performance, maior produtividade, estímulo às habilidades e constante motivação. Esta será a primeira fase do projeto, batizada de Programa de Valorização e Desenvolvimento de Pessoas. A convocação de coordenadores e gestores das unidades mantidas para cursos e treinamentos começará a ser feita em até um mês. Na sequência terá andamento o Projeto Reciclando Atitudes, que envolverá questões comportamentais, em especial de colaboradores que lidam diretamente com o público. Por fim, será a vez do Programa Qualidade de Vida, pelo qual serão abordados temas como prevenção de doenças, saúde, alimentação e vida pessoal e equilíbrio.

O alinhamento das necessidades dos colaboradores com as novas diretrizes da área de Recursos Humanos vai ao encontro dos propósitos da atual gestão da FUABC, que busca e defende a valorização do capital humano como instrumento-chave para a melhoria do atendimento prestado ao paciente. A ideia é que cursos, dinâmicas e capacitações, pouco a pouco, integrem a rotina dos mais de 22 mil funcionários da instituição.

Segundo o palestrante Gustavo Albuquerque, também professor convidado da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), o cenário atual do mercado de trabalho preocupa. Pesquisa da Deloitte feita com trabalhadores de todo o mundo indica que apenas 13% dos funcionários são engajados às empresas em que trabalham. Já outro estudo, conduzido pela SocialBase, aponta que 49% dos entrevistados pensam que empreender será seu próximo passo na carreira. Essa insatisfação coletiva e com tendências mundiais tem provocado uma onda de mudanças e questionamentos que, invariavelmente, atinge todas as gerações. Para o especialista, líderes e gestores devem aprender a lidar com as diferenças de forma harmoniosa. “Hoje é comum termos pelo menos cinco gerações diferentes no mesmo ambiente de trabalho. Se tratarmos todos igualmente, a probabilidade de gerar mais insatisfação do que satisfação é enorme. Como transformamos isso em oportunidades? O momento é de nova economia, mudanças constantes de pensamentos e ampla diversidade. Quanto mais pessoas diferentes seguirem um caminho comum, melhor será o resultado e os benefícios alcançados”, resumiu Albuquerque.

Abertura do evento foi feita pela presidente da FUABC, Dra. Adriana Berringer Stephan

APOIO DA PRESIDÊNCIA

O workshop Futuro Hoje teve abertura da presidente da Fundação do ABC, Dra. Adriana Berringer Stephan, que defendeu a importância e os efeitos das ações do projeto Universidade Corporativa, em médio e longo prazos, junto aos mais de 22 mil funcionários. O sucesso da iniciativa, porém, depende fundamentalmente da participação do corpo diretivo das unidades de saúde, em especial nas áreas de Recursos Humanos. “Temos absoluta certeza de que nenhum de nós é detentor do conhecimento absoluto. A construção de uma FUABC diferente depende da integração de todos nós. Pretendemos solidificar nossa marca e trazer a instituição para outro patamar de reconhecimento. As pessoas precisam saber quando são atendidas em um equipamento da FUABC. Agradeço imensamente a participação de todos neste início do projeto. É muito bom ver a casa cheia com tantos excelentes profissionais”, disse Dra. Adriana Berringer.

Na segunda parte do evento, houve apresentação da nova gerente de Recursos Humanos da FUABC, Magali Gonçales, responsável por liderar o projeto de ensino corporativo. O passo a passo das ações programadas para 2020 será divulgado em breve às equipes estratégicas.

Em paralelo às ações ligadas ao RH, foi anunciada a implantação do serviço de análise de negócios Power B.I. (Business Intelligence), ferramenta desenvolvida pela Microsoft que permite visualizações interativas e auxilia a gestão global de informações mediante compartilhamento de relatórios e indicadores, em tempo real, no formato Dashboard. A apresentação sobre o tema foi ministrada pela assessora administrativa da FUABC, Deise Rocha.

COMPLIANCE

O gerente jurídico da FUABC, Sandro Tavares, atualizou as informações em relação ao Programa de Compliance – conjunto de medidas de fiscalização e controle que irá nortear a gestão administrativa da mantenedora e das unidades, conforme compromisso firmado ano passado junto ao Ministério Público do Estado de São Paulo. Para tanto, mais uma vez é indispensável a participação ativa dos colaboradores. Estão abertas, desde fevereiro, as inscrições para a criação de comissões internas de cada mantida para ajudar a mantenedora na construção deste documento.

Para se candidatar à comissão, o colaborador deve preencher formulário disponível no site da FUABC. Caso o número de funcionários inscritos na unidade seja elevado, a Direção realizará um sorteio para definir os membros, a fim de que os trabalhos assistenciais não sejam prejudicados em função de eventuais reuniões.