Fundação do ABC reúne mantidas para discutir ações conjuntas em sustentabilidade

Publicado em: 23/01/2015

Vinculado à Diretoria Executiva de Qualidade, o Programa de Sustentabilidade da Fundação do ABC reuniu em 21 de janeiro representantes de todos os hospitais e unidades mantidas, assim como a coordenação do curso de Gestão em Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina do ABC, com intuito de estreitar a relação entre os gestores, debater temas e possíveis ações conjuntas na área de sustentabilidade. Foi a primeira iniciativa do gênero desenvolvida pela FUABC, que hoje gerencia 17 hospitais e 3 AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades), além da FMABC e da Central de Convênios, que administra mais 40 planos de trabalho específicos – incluindo todas as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) de Santo André, São Bernardo, Mauá e Franco da Rocha.

A reunião ocorreu em clima informal, com possibilidade de todos os participantes apresentarem os trabalhos de suas unidades, assim como as demandas e principais dificuldades. Nesse primeiro encontro, o tema mais discutido foi a gestão de resíduos. “Todas as unidades produzem resíduos infectantes e precisamos intensificar os trabalhos de separação desse lixo. Cada hospital paga para que empresas especializadas tratem e descartem corretamente esse tipo de material. Porém, muitas vezes temos lixo comum e recicláveis misturados ao infectante, o que aumenta o volume e, consequentemente, os gastos com tratamento”, detalha o gestor ambiental da FUABC, José Alexandre Filho.

Em 2007, quando trabalhava no Hospital Estadual Mário Covas de Santo André, José Alexandre Filho participou do projeto que diminuiu em aproximadamente 70% o volume de resíduos infectantes, com grande impacto na redução de gastos e dos riscos à saúde dos colaboradores encarregados do manuseio. Posteriormente, o esforço foi reconhecido com o selo de qualidade ‘Hospital Amigo do Meio Ambiente’. “Não diminuímos a produção de resíduos infectantes. O que fizemos foi um plano de trabalho que incentivava a separação correta dos descartes. Conseguimos conscientizar os funcionários da importância da destinação adequada e, com isso, reduzimos a quantidade de lixo equivocadamente descartado como infectante. A consequência direta foi o aumento do lixo reciclável e a redução dos gastos com tratamento dos infectantes”, explica o gestor ambiental da FUABC.

TRABALHO CONJUNTO

Terminada a primeira reunião geral de Fundação do ABC e mantidas sobre sustentabilidade, o feedback foi extremamente positivo. O próximo passo será dado pelo setor de Sustentabilidade da FUABC, que enviará questionário a todos os participantes do encontro, a fim de traçar o perfil de cada unidade na gestão do descarte de resíduos e nos custos deste processo. “Nossa ideia é desenvolver um projeto global para todas as unidades, a fim de que a gestão dos resíduos seja padronizada. Isso certamente terá impacto importante na redução de custos com tratamento do lixo infectante, além de tornar o ambiente de saúde mais seguro e permitir que nossas unidades se credenciem a certificados de qualidade, como o selo Amigo do Meio Ambiente”, enumera Cristina Passaretti, uma das responsáveis pelo Programa de Sustentabilidade da Fundação do ABC.

A união de esforços e o trabalho conjunto também poderão reduzir custos relacionados ao descarte de outros materiais, como pilhas, baterias e lâmpadas, por exemplo. Outro gasto comum aos hospitais e unidades de saúde da FUABC diz respeito à eliminação de medicamentos vencidos. Hoje as mantidas cuidam desses processos individualmente. “Ao invés de cada unidade manter contratos individuais de coleta, tratamento e descarte de determinados resíduos, podemos desenvolver logística única e centralizar os processos, reduzindo drasticamente os gastos. O custo para descartar medicamentos vencidos é o mesmo até 500 quilos. A cobrança é por peso. Dessa forma, podemos juntar os materiais dos hospitais para obter maior volume e economizar. Quanto mais mandarmos no mesmo lote, maior será nossa economia”, calcula José Alexandre Filho.

APOIO ACADÊMICO

Presente à reunião, o coordenador da graduação de Gestão em Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina do ABC, professor Odair Ramos da Silva, colocou o curso e os docentes à disposição para colaborar com os projetos de sustentabilidade da FUABC e suas mantidas. “Acreditamos que, com o apoio e participação efetiva da Fundação do ABC, conseguiremos traçar estratégias e implantar ações importantes relacionadas à sustentabilidade, meio ambiente e à saúde dos colaboradores. Estamos bastante animados com esse novo cenário traçado pela Diretoria Executiva de Qualidade da FUABC e temos muito a contribuir, tanto para a mantenedora quanto para as mantidas”.

Já o vice-coordenador de Gestão em Saúde Ambiental, professor Rogério Alvarenga, ressaltou a importância das ações sustentáveis para a visibilidade das unidades de saúde e reconhecimento perante à sociedade. “A partir do gerenciamento de resíduos, do incentivo à coleta seletiva e dos trabalhos de orientação e conscientização ambiental junto aos funcionários e à população, passamos a ter hospitais socialmente e ambientalmente responsáveis. Também estaremos reforçando conceitos de sustentabilidade e nos credenciando a prêmios e certificações, como de hospital verde e amigo do meio ambiente”.