Fundação do ABC tem três hospitais públicos entre os 100 melhores do País

Publicado em: 05/01/2026

Localizadas em São Bernardo do Campo e Mogi das Cruzes, unidades estão entre as 30 melhores do Estado, segundo levantamento divulgado pelo jornal Folha de S.Paulo

 

Hospital da Mulher, Hospital de Clínicas Municipal e Hospital Municipal de Mogi das Cruzes

Três unidades hospitalares gerenciadas pela Fundação do ABC foram incluídas em uma lista que reúne os 100 melhores hospitais públicos do País. O Hospital da Mulher e o Hospital de Clínicas Municipal, ambos localizados em São Bernardo do Campo, e o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC) integram a seleção divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo na edição de 3 de janeiro. No âmbito estadual, os três hospitais figuram entre os 30 melhores.

O levantamento foi realizado por entidades do setor de saúde, como o Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) por meio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Também participaram da pesquisa o Instituto Ética Saúde (IES), o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

O estudo avaliou unidades com atendimento feito exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e servirá de base para a escolha dos 10 melhores do País, que serão anunciados em maio durante o Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil. O Estado de São Paulo concentra 30 dos 100 hospitais selecionados, seguido por Goiás, com 10 unidades, e Pará e Santa Catarina, com 7 cada. A lista considera hospitais públicos administrados pelos governos federal, estadual ou municipal, com assistência exclusivamente pelo SUS, sem atendimento por operadoras privadas.

Foram incluídos hospitais gerais, adultos ou pediátricos, e unidades especializadas em áreas como ortopedia, oncologia, cardiologia e maternidade, com mais de 50 leitos e produção registrada no Sistema de Informações Hospitalares (SIH) do Ministério da Saúde entre agosto de 2024 e julho de 2025. Hospitais psiquiátricos e de longa permanência não integram a seleção.

Para a definição dos finalistas, foram aplicados critérios como nível de acreditação hospitalar, taxas de ocupação e de mortalidade, disponibilidade de leitos de terapia intensiva e tempo médio de permanência dos pacientes internados.

HOSPITAL DA MULHER DE SBC

O Hospital da Mulher de São Bernardo foi totalmente inaugurado em julho de 2023. O equipamento soma mais de 170 leitos à rede de saúde municipal, destinados exclusivamente à linha de cuidados da população feminina. Entre os serviços ofertados estão o Pronto Atendimento de ginecologia e obstetrícia, centro cirúrgico, ambulatórios, UTI obstétrica, ginecológica e neonatal, Casa da Gestante, Núcleo Interno de Regulação e estrutura para realização de exames laboratoriais, incluindo tomografia, mamografia, ecocardiograma, ultrassonografia, entre outros. A unidade conta com salas exclusivas para parto humanizado com infraestrutura completa, incluindo banheira, seguindo protocolos de humanização pactuados com o Ministério da Saúde. Em 2024, conquistou a certificação Qmentum Internacional, nível Gold.

HOSPITAL DE CLÍNICAS DE SBC

Equipado com tecnologia de ponta e com arquitetura que privilegia a humanização dos ambientes, o Hospital de Clínicas Municipal de São Bernardo do Campo é considerado um dos mais modernos hospitais públicos do País. A unidade foi inaugurada em 2013, conta com 257 leitos e realiza procedimentos em cardiologia, neurocirurgias de urgência, cirurgias de politrauma, cirurgias ortopédicas e outras especialidades. Com 36 mil m², o edifício reúne três blocos e 11 andares. O HC tornou-se o primeiro equipamento municipal do Brasil a conquistar uma das mais conceituadas acreditações em saúde em nível internacional pela excelência nos serviços prestados: a Qmentum Internacional Diamante, entregue pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG). Aplicado em mais de 30 países, o Qmentum International é um modelo de avaliação de serviços de Saúde que assegura às organizações atenderem aos requisitos internacionais de governança e boas práticas assistenciais. Em 2018, o hospital tornou-se referência estadual no tratamento cardíaco infantil, após parceria com a Secretaria de Estado da Saúde. Pacientes de zero a 18 anos, moradores do Estado de São Paulo, são encaminhados ao HC para realizar tratamento, cirurgias e acompanhamento ambulatorial na área.

HOSPITAL MUNICIPAL DE MOGI DAS CRUZES

Por fim, o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC) Prefeito Waldemar Costa Filho está sob gestão da Fundação do ABC desde junho de 2019. Primeira unidade hospitalar do município, a unidade possui 91 leitos, sendo 10 leitos de UTI, e atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde. Localizado no Distrito de Braz Cubas, o hospital oferece serviços voltados para crianças e adultos, com atenção especial para pediatria e ginecologia. Em novembro, a unidade recebeu novamente o certificado ‘Gestão de Indicadores de Qualidade e Desempenho de UTI’, concedido pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) em parceria com a Epimed Solutions. O selo integra o Projeto UTIs Brasileiras, considerado o maior registro epidemiológico de unidades de terapia intensiva do mundo, que contou com a participação de 800 hospitais públicos e privados de todo o País. Em 2024, o HMMC recebeu a certificação de qualidade ONA nível 1, da Organização Nacional de Acreditação, instituição responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde.