Fundação do ABC terá instrumento de ‘compliance’ para diretores das unidades

Publicado em: 24/08/2018

Proposta foi aprovada pelo Conselho de Curadores, que também
confirmou Sandra Gallo como nova diretora-geral do Hospital da Mulher

 

O presidente da FUABC, Dr. Luiz Mario, e o secretário-geral, Edson Salvo

Órgão máximo de deliberação da Fundação do ABC, o Conselho de Curadores esteve reunido na manhã de 23 de agosto, quando aprovou a vinculação de um instrumento de ‘compliance’ ao cargo de diretor-geral nas unidades de saúde gerenciadas. A partir de agora, para estar à frente dos hospitais administrados pela FUABC, o gestor deverá concordar e assinar o instrumento de controle, que estabelece com clareza as obrigações e os limites de atuação, formalizando a responsabilidade do executivo com a política de boas práticas acolhida pela mantenedora.

Para o presidente da Fundação do ABC, Dr. Luiz Mario Pereira de Souza Gomes, a criação desta ferramenta representa grande avanço no modelo de gestão e expande os atuais mecanismos de controle, ao estabelecer ligação direta e contratual entre a mantenedora e o diretor da unidade. “Os diretores-gerais têm de estar absolutamente alinhados às boas práticas da Fundação do ABC. Com o instrumento de compliance, vinculamos o gestor à FUABC em suas funções e em seus limites financeiros, orçamentários, de recursos humanos, no cumprimento de metas, nas tomadas de preços para processos de compras e contratações de serviços, entre outros elementos, cláusulas e obrigações. Nosso objetivo é garantir que os gestores realizem suas atividades de maneira responsável, alinhados às diretrizes da FUABC”, detalhou o presidente.

A novidade passa a valer para todos os diretores-gerais da Fundação do ABC – cargo antigamente conhecido como de superintendente em algumas unidades –, incluindo todos os contratos de gestão, hospitais, a Central de Convênios e a Faculdade de Medicina do ABC. Dessa forma, todas as unidades deverão se ajustar aos padrões e critérios legais e gerenciais que serão implantados.

Membro do Conselho de Curadores, o médico Ari Bolonhezi comemorou a nova ferramenta de controle, lembrando que essa era uma antiga reivindicação do conselho. “Parabenizo a Presidência pela atitude de criar dispositivos de compliance e protocolos sobre como as coisas devem acontecer. Essas medidas, juntamente com outras comunicações da Presidências aos curadores, contribuem para a nossa tomada de decisão e devem ser ampliadas”, indicou Bolonhezi.

HOSPITAL DA MULHER

O secretário de Saúde de Santo André, Márcio Chaves, e a nova diretora-geral do Hospital da Mulher, Sandra Gallo

A enfermeira Sandra Regina Giron Gallo é a nova diretora-geral do Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein, em Santo André. O nome da gestora foi aprovado na mesma reunião do Conselho de Curadores da FUABC e ela será a primeira a assinar o instrumento de compliance.

Graduada em Enfermagem pela Escola Paulista de Medicina (1979), Sandra Gallo traz no currículo especializações em Administração Hospitalar (1981), Homeopatia (1993) e em Processos Educacionais em Metodologias Ativas (2004), além das formações em Auditoria em Saúde – SUS, pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (2001), e em Auditoria SUS, pela Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo (2012). Na trajetória profissional, atuou como chefe do Departamento de Regulação do Sistema, na Secretaria Municipal de Saúde de Santos; como auditora SUS do Grupo Normativo de Avaliação e Controle (GNACS), da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo (SES-SP); assistente técnica do Departamento Regional de Saúde de Sorocaba (DRS-XV); diretora técnica da Divisão Regional da Capital (DIR-I), da SES-SP, entre outras funções.

“Há mais de 20 anos trabalho na área da gestão pública, boa parte na Secretaria de Saúde do Estado. Venho a Santo André no intuito de contribuir com o Hospital da Mulher, potencializando as políticas públicas dentro da unidade, tendo em vista que é um hospital municipal, assim como para otimizar toda a atividade que a FUABC tem para oferecer, construindo juntos inovações”, informou Sandra Gallo aos curadores.

A nova diretora do Hospital da Mulher esteve na FUABC acompanhada pelo secretário de Saúde de Santo André, Márcio Chaves, que falou sobre a expectativa da Administração para o equipamento municipal de saúde. “Não tivemos nenhuma divergência ou problema com a direção anterior. O que estamos buscando é a maior aproximação entre a visão atual da Secretaria de Saúde e o Hospital da Mulher. Ao longo de 10 anos, o hospital esteve muito apartado da política municipal de saúde, embora seja um equipamento da Secretaria Municipal. Na Rede Cegonha, por exemplo, que somos signatários junto ao Ministério da Saúde, há um distanciamento do que é feito na rede básica e no Hospital da Mulher, sem perder de vista a excelência do trabalho que é prestado pelo hospital, mas de forma isolada, do ponto de vista da condução da política de saúde a nível do Plano Municipal de Saúde”, considerou Márcio Chaves.

Sobre a nova diretora do hospital, Chaves acrescentou: “Dentro desta perspectiva, indicamos alguém com um perfil mais ligado à gestão e de entendimento desse relacionamento com toda a estrutura da Secretaria Municipal de Saúde. A Sandra Gallo está extremamente preparada. Tem bastante experiência e vivência em gestão. É conhecedora profunda dos programas do Ministério da Saúde e do Governo do Estado, podendo representar tanto a FUABC como também fazer a interlocução junto à Secretaria”, finalizou o secretário de Saúde de Santo André, considerando “fundamental a questão do compliance e do aperfeiçoamento dos órgãos de controle pela FUABC”.