Fundação do ABC vence chamamento público e segue à frente do AME Praia Grande

Publicado em: 16/10/2023

Com validade de cinco anos, novo contrato incorpora consultas em Neurologia Infantil, Reumatologia e Cirurgia Plástica

 

 

A Fundação do ABC sagrou-se vencedora do chamamento público do Governo do Estado de São Paulo para gestão assistencial e administrativa do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Praia Grande. A unidade é gerida pela FUABC desde a inauguração, em 2009. O resultado do certame foi publicado na edição de 16 de outubro do Diário Oficial do Estado. Firmado no modelo de Organização Social de Saúde (OSS), o novo contrato terá início a partir de novembro e vigência de cinco anos. Este é o terceiro acordo celebrado junto à Secretaria de Estado da Saúde para gestão da unidade.

O AME-PG ocupa lugar de protagonismo na assistência de baixa e média complexidade para a população dos municípios de Praia Grande, Mongaguá, Peruíbe, São Vicente, Itanhaém, Pedro de Toledo, Itariri, Registro e Pariquera-Açu. Instalada na Vila Mirim, a unidade é referência para mais de um milhão de moradores. Em 2022, foram realizados 202 mil exames e procedimentos, 80 mil consultas e atendimentos e 7,5 mil cirurgias ambulatoriais.

Ao todo são 16 especialidades médicas à disposição da população e cerca de 20 tipos de exames, além de pequenas cirurgias. Uma das principais novidades é a inclusão de três especialidades: Neurologia Infantil, Reumatologia e Cirurgia Plástica.

O novo contrato contempla, anualmente, a realização de 63.180 consultas médicas, considerando primeiras consultas, interconsultas e consultas subsequentes; 19.200 consultas não médicas nas áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social; 228.708 exames em diversas áreas e 5.820 mil cirurgias. Atualmente o AME-PG conta com 209 colaboradores diretos e indiretos.

O diretor-geral da unidade, Cássio Lopes, atribuiu o êxito no chamamento público aos inúmeros projetos assistenciais e administrativos desenvolvidos nos últimos 15 anos – considerados pelo gestor como fatores diferenciais. “Aumento da oferta de vagas, resolutividade, economia e modernização de fluxos são metas permanentes desta administração. A experiência e qualidade na prestação de serviços da gestão da FUABC sem dúvidas foram diferenciais importantes para a apresentação de um plano moderno e maduro, que nos qualificou novamente a permanecer com o contrato junto à Secretaria de Estado da Saúde”, acrescenta Lopes.

De acordo com o dirigente, o objetivo agora é continuar investindo em práticas modernas de gestão, aprimoramento e ampliação dos serviços, “para cada vez mais facilitar e melhorar a vida dos nossos pacientes em acessibilidade, resolutividade e atendimento humanizado”. Cássio Lopes completa: “Essa conquista só foi possível graças ao trabalho conjunto com o Escritório de Projetos da FUABC e ao apoio incondicional da Presidência, que preza pela excelência e institucionalização das melhores práticas em todos os níveis de gestão”.