Gestão da Fundação do ABC em São Mateus completa um ano com resultados expressivos

Publicado em: 16/12/2016

A Fundação do ABC completou em setembro de 2016 um ano de trabalho à frente das unidades da Rede Assistencial da Supervisão Técnica de Saúde (STS) São Mateus, na Zona Leste da Capital paulista, com resultados expressivos no período. Graças à parceria inédita, foi possível contabilizar aumento de 1.882% no número de consultas médicas, assim como o acréscimo de 2.597,9% nos atendimentos de odontologia.

Parceria inédita entre FUABC e Prefeitura de São Paulo garantiu aumento de 1.882% no número de consultas médicas e acréscimo de 2.597,9% nos atendimentos de odontologia

Parceria inédita entre FUABC e Prefeitura de São Paulo garantiu aumento de 1.882% no número de consultas médicas e acréscimo de 2.597,9% nos atendimentos de odontologia

Durante o primeiro ano de contrato foram milhares de atendimentos, procedimentos e exames nas unidades sob gestão da FUABC – entre os quais mais de 47.500 exames de imagem realizados entre dezembro de 2015 e agosto de 2016 somente no então AMAE (hoje Hora Certa). Ao todo foram 566.187 atendimentos médicos no mesmo período, somando consultas médicas espontâneas, na atenção básica e na atenção especializada. Nesse quesito, em setembro de 2015 eram 4.088 atendimentos médicos mensais, que saltaram para 81.025 em agosto de 2016.

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) responderam por cerca de 360.000 visitas domiciliares e as consultas de enfermagem chegaram a 67.000. Também foram executados 160.000 procedimentos odontológico nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e outros 15.000 no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). As UBSs também responderam por 50.000 atendimentos entre outubro de 2015 e agosto de 2016. “Depois que assumimos, os atendimentos odontológicos cresceram de 247 por mês para atuais 6.664. Já os procedimentos odontológicos atingiam 441 mensalmente e hoje somam 17.929”, calcula a gerente da FUABC para o contrato São Mateus, Darlice da Mota Soares.

Para atingir tais avanços e cumprir as metas, o quadro de colaboradores foi extremamente reforçado. No primeiro mês de gestão em São Mateus eram somente 75 médicos em atividade, contra 178 em agosto deste ano – ou seja, acréscimo de 137,3%. Auxiliares e técnicos de enfermagem eram 116 e passaram para 238 – o equivalente a 105,1% de aumento –, enquanto o número de enfermeiros saltou de 59 para 120 – uma ampliação de 103,3%. A quantidade de cirurgiões dentistas quintuplicou no território, passando de 6 para 31 profissionais.

ATENÇÃO INTEGRADA

Com foco na Atenção Básica, o contrato da FUABC com a Prefeitura de São Paulo teve início em 1º de setembro de 2015 com vigência de 5 anos. Contempla atualmente 35 serviços em 19 endereços – alguns funcionam de forma conjugada. São eles: um Pronto Atendimento, cinco AMAs/UBS integradas (Assistência Médica Ambulatorial/Unidades Básicas de Saúde), um Hospital Dia da Rede Hora Certa, um Centro de Especialidades Odontológicas, um NIR (Núcleo de Reabilitação), seis NASFs (Núcleo de Atenção à Saúde da Família), três EMADs (Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar), um EMAP (Equipe Multiprofissional de Apoio) e 11 UBSs.

“Desde o início, não assumimos as unidades de maneira isolada, pois queríamos implantar um modelo novo, que beneficiasse a toda a população da região. Tem sido uma grande oportunidade de ousar, inovar e de avançar nos modelos de atenção e de gestão no território, com objetivo central de otimizar recursos, melhorar a assistência e ofertar serviços de excelência a toda a população da região”, afirma o diretor geral da FUABC para o contrato São Mateus, Dr. João Negrão.

A gerente Darlice Soares ratifica: “Construímos um novo modelo de trabalho, com readequação das áreas administrativas e reestruturação de toda a assistência. Uma das grandes conquistas nesse período foi a integração entre AMAs e UBSs, conforme projeto da Secretaria de Saúde de São Paulo. Quando assumimos, essas unidades, apesar de conjugadas, trabalhavam de maneira independente. Hoje a integração é realidade, o que permite aproveitar melhor os recursos disponíveis e ampliar algumas áreas de atendimento”, comemora a gerente, que explica: “Com a integração, pacientes das UBSs ganharam mais um dia na semana para alguns tipos de atendimento, pois as AMAs/UBSs Integradas funcionam aos sábados. Papanicolau, vacinação e atendimento odontológico são alguns dos serviços disponíveis”.

Hospital Dia da Rede Hora Certa amplia
especialidades em consultas e exames

Inaugurado em agosto de 2016, o Hospital Dia São Mateus da Rede Hora Certa substitui com vantagens o antigo AMA Especialidades Jardim Tietê II. Localizada entre as avenidas Aricanduva e Mateo Bei, o que garante o acesso da população, a unidade hospitalar não apenas amplia as especialidades em consultas e exames, como inova ao garantir cirurgias eletivas. Para expandir o atendimento, foi totalmente remodelada e ampliada, passando da área construída de 1.116 m² para 1.867 m². Hoje o local também abriga o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que antes funcionava na UBS São Francisco II, com quatro cadeiras odontológicas, e o Centro de Diagnóstico e Imagem (CDI).

Hospital Dia: equipamento está capacitado a realizar 6.800 consultas e 6.500 exames por mês

Hospital Dia: equipamento está capacitado a realizar 6.800 consultas e 6.500 exames por mês

Foram investidos pelo município cerca de R$ 7,5 milhões, dos quais R$ 5 milhões na obra e o restante repassado à Fundação ABC para aquisição de equipamentos. Durante a construção – iniciada em agosto de 2014 –, o atendimento não foi interrompido. Trata-se da terceira unidade Hospital Dia da Rede Hora Certa na Zona Leste, com capacidade atual para 13 especialidades médicas e 12 em exames subsidiários.

MAIS CONSULTAS

Em pleno funcionamento, o equipamento está capacitado a realizar 6.800 consultas e 6.500 exames por mês – ou seja, ampliação de 56% na oferta de consultas e de 594% de exames, que passaram de 1.094 para 6.500. A capacidade para cirurgias é de até 15 por dia, 324 por mês.

Organizado em dois pavimentos, o Hospital Dia da Rede Hora Certa São Mateus abriga nove consultórios médicos, duas salas cirúrgicas, três leitos de recuperação pós-anestésica, cinco leitos de enfermaria, nove salas para exames, sala de serviço social, coleta, acolhimento e medicação, entre outras dependências que obedecem às exigências de acessibilidade, com cadeiras de rodas, banheiros adaptados para pessoas com deficiência, piso podotático e elevador para cadeirantes.

O serviço atende aos encaminhamentos das Unidades Básicas de Saúde. Na prática, os pacientes têm acesso a consultas com especialistas, exames e cirurgia, tudo em um mesmo local.