Publicado em: 08/01/2026

Governador em exercício Felicio Ramuth e João Carvalho, diretor administrativo do AME Araçatuba
O governador em exercício de São Paulo, Felicio Ramuth, realizou em 7 de janeiro visita técnica ao Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Araçatuba, onde conheceu a estrutura atual da unidade e o projeto de ampliação que transformará o equipamento em um AME Mais. A iniciativa, anunciada pelo governador Tarcísio de Freitas em setembro do ano passado, prevê investimento de R$ 41,9 milhões. A licitação está prevista para ser publicada ainda em janeiro, com planejamento de 18 meses para a conclusão da obra.
Durante a visita, Ramuth percorreu as instalações do ambulatório e dialogou com as equipes de saúde sobre as necessidades locais e os impactos da expansão para a região. O AME Araçatuba, gerenciado pela Fundação do ABC desde dezembro de 2024, é referência em atendimentos para 28 municípios do noroeste paulista, que juntos somam mais de 600 mil habitantes.
A unidade conta atualmente com 32 consultórios, três salas de procedimentos, uma sala de pequenas cirurgias, uma sala de recuperação e oferece especialidades como cardiologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, ginecologia, neurologia infantil, oftalmologia e ortopedia, entre outras. A nova estrutura será construída no terreno ao lado do AME Araçatuba e contará com uma ligação direta à unidade.
Com a ampliação, o AME passará a contar com um Hospital Dia equipado com 24 leitos, 11 novos consultórios e seis salas cirúrgicas. Serão realizadas cirurgias de pequena e média complexidade. O Hospital Dia é um modelo de cuidado intermediário destinado a pacientes que necessitam de procedimentos ou tratamentos hospitalares, como medicações, curativos, exames complexos ou cirurgias, mas que recebem alta no mesmo dia após período máximo de 12 horas. O projeto prevê, ainda, a inclusão de novas especialidades, como cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia pediátrica e cirurgia plástica, ampliando o leque de atendimentos disponíveis à população.

Terreno onde será construída a extensão do AME Araçatuba (foto: Celio Messias/Governo do Estado SP)
O governador em exercício destacou o alcance regional do investimento. “Mais do que a cidade, toda a região será beneficiada com essa obra do AME Mais. São seis salas cirúrgicas, 24 leitos e 11 novos consultórios, onde a população poderá fazer pequenas cirurgias. São R$ 42 milhões nessa obra, que não vai atender apenas a Araçatuba, mas toda a região do entorno”, declarou Ramuth.
Para o diretor administrativo do AME Araçatuba, João Gabriel Martins de Carvalho, a ampliação representa um marco importante para o atendimento regional. “Esta expansão permitirá que possamos atender com maior agilidade a grande demanda de procedimentos cirúrgicos e consultas especializadas que hoje existe na região. Com a estrutura ampliada, teremos condições de oferecer um atendimento ainda mais resolutivo para a população”, afirmou.
A Fundação do ABC, reconhecida por sua expertise em gestão de saúde, iniciou a administração do AME Araçatuba Dr. Oscar Gurjão Cotrim em dezembro de 2024, marcando sua entrada no noroeste do Estado. O contrato tem duração de cinco anos e consolida a parceria da instituição com o Governo do Estado de São Paulo. A unidade oferece atendimento especializado com suporte resolutivo e humanizado, complementando a rede assistencial da região.
O projeto de expansão do AME Araçatuba está previsto para ser entregue em 2027.