Grande ABC inicia imunização com vacina da AstraZeneca/Oxford

Publicado em: 29/01/2021

Novo imunizante dá sequência à campanha nacional iniciada em janeiro com a Coronavac

 

As cidades do Grande ABC receberam em 26 de janeiro 30.190 doses da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e pelo laboratório britânico AstraZeneca, que integram o lote de 2 milhões de frações importadas pelo Governo Federal.

Conforme divisão feita pelo Ministério da Saúde, são 9.110 doses para São Bernardo do Campo, 8.740 para Santo André, 3.700 para São Caetano do Sul, 3.640 para Mauá, 3.440 para Diadema, 1.240 para Ribeirão Pires e 320 para Rio Grande da Serra.

A região iniciou a campanha de vacinação contra a Covid-19 em 19 de janeiro, com 39,3 mil doses da Coronavac. O Grande ABC segue destinando as vacinas aos grupos prioritários da Saúde e demais indicados pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).

“O imunizante será distribuído para continuarmos com a vacinação dos profissionais de Saúde, que estão na linha de frente do combate à pandemia, além de idosos acamados e população indígena. Seguimos empenhados em conseguir rapidamente a reposição das doses para vacinar a nossa gente de forma rápida e eficaz”, afirmou o presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra.

Em São Bernardo, imunização começou no Pronto-Socorro de Saúde Mental 24h. Foto: PMSBC/Ricardo Cassin

SÃO BERNARDO

Uma semana depois de dar início à campanha de vacinação contra a Covid-19, a Prefeitura de São Bernardo intensificou em 26 de janeiro a imunização dos profissionais de Saúde com a chegada do 1º lote de 9.110 doses da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a AstraZeneca. O imunizante foi registrado no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz e aprovado pela Anvisa para uso emergencial.

Por volta das 17h, a primeira dose foi aplicada no médico psiquiatra do Pronto-Socorro de Saúde Mental 24h, Dr. Gutemberg Siqueira, de 36 anos, que mesmo com comorbidades não deixou de exercer sua profissão durante a pandemia.

“Estou me sentindo aliviado. Tive a doença, que se manifestou de forma moderada. Com a nova cepa do vírus, o medo de pegar novamente é iminente. A imunização nos permite trabalhar mais tranquilos, especialmente aqui no pronto atendimento, em que muitos dos nossos pacientes precisam de uma proximidade maior no cuidado, pela dificuldade do entendimento social e das regras de distanciamento, por exemplo”, declarou o médico.

De acordo com o prefeito Orlando Morando, o novo lote será todo direcionado aos equipamentos de Saúde do município, podendo ser estendido a outras categorias, respeitando os grupos prioritários. “Com este novo lote, a cobertura vacinal da primeira dose entre os profissionais de Saúde será de aproximadamente 70%. O ideal é que essa cobertura seja de 100% para nos dar tranquilidade de estender a campanha aos demais grupos”, informou.

Para o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, embora a chegada da vacina desperte o sentimento de esperança na população, não é hora de abandonar os cuidados. “Todas as medidas de higiene pessoal, como lavagem das mãos, uso de álcool gel, bem como distanciamento e uso de máscara não podem ser deixadas de lado neste momento. A vacina é nossa principal arma na luta contra o novo coronavírus, mas os demais hábitos precisam ser mantidos”, reforçou.

Primeiros vacinados em Santo André foram os profissionais que atuam no Consultório na Rua, CAPS Jardim e Infantojuvenil. Foto: PSA/Helber Aggio

SANTO ANDRÉ

Na manhã do dia 26, as 8.740 doses da vacina AstraZeneca/Oxford foram entregues no Centro de Imunização de Santo André e começaram a distribuídas para os equipamentos de saúde.

“A chegada de mais um lote de vacinas simboliza mais um importante passo para vencermos a Covid-19. Vamos continuar mobilizados para que mais doses sejam liberadas e possamos ampliar os públicos que estão sendo vacinados. A nossa cidade segue estruturada e com planejamento para dar vazão aos imunizantes, de forma rápida e eficiente, para alcançar o máximo de pessoas que nos é permitido. Até lá, é importante reforçar os cuidados com o uso de máscara e a manutenção do distanciamento social como formas de frear o ritmo de contágio”, destacou o prefeito Paulo Serra.

Os profissionais que atuam no Consultório na Rua, CAPS Jardim e Infantojuvenil foram os primeiros a receber a nova vacina. Em clima de comemoração e muita alegria, cada profissional chamado para receber o imunizante era recebido com aplausos.

O gerente do Consultório na Rua, Antônio Rinaldo Pagni, emocionado, falou sobre o alívio de imunizar a sua equipe que atua no combate ao novo coronavírus com a população em situação de rua. “Desde o começo da pandemia eles vão para rua e o maior medo que eu tenho é que um deles morra. Eles não poderiam deixar de ir para rua porque não podemos deixar essa população sem assistência. Sem o nosso atendimento, eles não acessam os serviços de saúde, nós somos a ponte e temos a responsabilidade de cuidar deles e eu tenho a responsabilidade de cuidar dos meus. Só de saber que eles estão vacinados eu já fico aliviado, porque sei que estão protegidos”, comemorou.

Neste primeiro momento, profissionais de saúde, idosos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência com mais de 18 anos vivendo em instituições de longa permanência, indígenas aldeados e quilombolas receberão as doses.

“O sentimento é de muita emoção, principalmente levando em consideração quantas de vidas já foram ceifadas. Ter a oportunidade de ser imunizado é muito gratificante. É importante dizer que nós que estamos sendo imunizados precisamos continuar tendo os devidos cuidados, seguindo todos os protocolos sanitários de saúde”, comentou o trabalhador do CAPS Jardim, José de Oliveira.

Somando com as 4.700 doses da Coronavac, recebidas na semana anterior, São Caetano conseguirá imunizar 75% dos profissionais. Foto: PMSCS/Eric Romero

SÃO CAETANO

As 3.700 doses da vacina AstraZeneca/Oxford serão utilizadas para continuar imunizando os profissionais da Saúde em São Caetano. Dois médicos da rede privada foram os primeiros: Dr. Paulo Wiermann, 80 anos, radiologista, e Dra. Zubeide Marcon Rebelo da Silva, 79 anos, ginecologista-obstetra. “Já li muitos livros e assisti a várias séries esperando a vacina chegar para poder voltar ao trabalho”, afirmou Paulo, que atua há mais de 52 anos na área e pretende voltar a atender em breve.

Somando com as 4.700 doses da Coronavac, recebidas na semana anterior, a cidade conseguirá imunizar 75% dos profissionais.

A secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, que recebeu pessoalmente as doses da vacina que chegaram ao Complexo Hospitalar, afirmou que todas as equipes da linha de frente já estão imunizadas. “Vamos, agora, atender médicos, dentistas, fisioterapeutas, enfermeiros e outros profissionais técnicos da nossa cidade”.

O prefeito Tite Campanella também participou do evento, que imunizou os dois primeiros profissionais com a vacina de Oxford. “É muito bom ver a esperança se renovar com a vacinação”.

A vacina da AstraZeneca/Oxford chegou em frascos com dez doses cada e tem intervalo de 12 semanas para a segunda dose.