Municípios do Grande ABC iniciam vacinação contra a Covid-19

Publicado em: 20/01/2021

Região recebeu 39.320 doses da Coronavac, vacina desenvolvida conjuntamente pelo Instituto Butantan e pelo laboratório Sinovac. Foto: Governo do Estado de São Paulo

As sete cidades do Grande ABC iniciaram, na noite de 19 de janeiro, a vacinação contra a Covid-19. As primeiras doses foram destinadas a profissionais da Saúde que atuam na linha de frente do enfrentamento ao novo coronavírus. Ao longo da tarde e início da noite, a região recebeu 39.320 doses da Coronavac, vacina desenvolvida conjuntamente pelo Instituto Butantan e pelo laboratório Sinovac. O cronograma de vacinação foi definido pelos prefeitos da região, que se reuniram por videoconferência em assembleia extraordinária do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC.

Conforme divisão realizada pelo Governo do Estado, são 11.840 doses para São Bernardo do Campo, 11.360 para Santo André, 4.800 para São Caetano do Sul, 4.760 para Mauá, 4.480 para Diadema, 1.640 para Ribeirão Pires e 440 para Rio Grande da Serra.

O presidente do Consórcio ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra, comemorou o início da vacinação nas sete cidades, mas ressaltou que a região aguarda o envio de mais doses para ampliar a imunização.

“O dia de hoje é histórico e emocionante para os municípios da nossa região, que estão unidos e trabalhando para salvar vidas desde o início dessa pandemia. Vamos seguir o cronograma do Estado, começando com os profissionais de Saúde da rede pública que estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus. Conforme recebermos mais doses, o objetivo é ampliar a vacinação para todos os grupos prioritários, seguindo todas as normas do Ministério da Saúde”, destacou Paulo Serra.

 

Prefeito Paulo Serra e equipe acompanharam primeiro dia de vacinação em Santo André. Foto: PSA/Helber Aggio

SANTO ANDRÉ

Neste primeiro momento, a imunização em Santo André contemplará os profissionais de saúde que atuam na linha de frente de combate à Covid-19 nos hospitais de campanha, Centro Hospitalar Municipal e Hospital Estadual Mário Covas. Além disso, idosos a partir de 60 anos em instituições de longa permanência, pessoas com deficiência acima de 18 anos que estejam em residência inclusiva, indígenas e quilombolas, também serão imunizados.

“Hoje, quando fiquei sabendo que ia receber a vacina, quase não acreditei. Passei o dia todo ansiosa. Trabalho no hospital de campanha do Complexo Pedro Dell’Antonia desde que ele abriu, tenho um filho de sete anos que depende de mim e agora me sinto mais segura. Não vejo a hora de tirar a máscara”, comentou a auxiliar de higiene Luzia Quitéria de Jesus da Silva, de 28 anos, a primeira pessoa a ser imunizada contra o coronavírus em Santo André.

 

Em São Bernardo, prefeito Orlando Morando e secretário de Saúde, Geraldo Reple, participaram do início da imunização. Foto: PMSBC/Gabriel Inamine

SÃO BERNARDO

Com emoção e aplausos, a Prefeitura de São Bernardo deu início à campanha de vacinação contra a Covid-19, com a aplicação da primeira dose do imunizante Coronavac em evento realizado no Hospital de Urgência – maior equipamento construído para atendimento da Covid-19 no País. Técnica de enfermagem da UPA São Pedro, Alice Santana de Souza, de 60 anos, foi a primeira pessoa vacinada contra a doença na cidade. A profissional é moradora do Parque São Bernardo e atua no equipamento há 11 anos.

“Foi o momento mais esperado da pandemia. É muito bom saber que a vacina está chegando para todos. Pensei em todos os casos que atendi e na minha família no momento em que recebi a vacina”, celebrou Alice, que mora próxima de sua mãe de 80 anos e convivia com o receio de levar a doença para uma das pessoas que mais ama.

“Quero agradecer aos cientistas e aos profissionais do Instituto Butantan, que em tempo recorde conseguiram viabilizar uma vacina para salvar nossa população. Quero também agradecer aos quase 10 mil profissionais de saúde que atuam na rede pública de São Bernardo dando o seu melhor e ajudando a salvar vidas. A chegada das vacinas não é sinônimo de que o problema acabou. Todos nós temos que ter a conscientização de que o vírus persiste e precisamos continuar nos protegendo e protegendo ao próximo”, destacou o prefeito Orlando Morando.

 

Médica e secretária de Saúde de São Caetano, Regina Maura Zetone vacinou o primeiro profissional de Saúde da cidade. Foto: Divulgação PMSCS

SÃO CAETANO

Em São Caetano, o início do trabalho foi marcado pela vacinação de cinco profissionais da área da Saúde que atuam na linha de frente de combate à pandemia. “Aguardamos muito esse momento e já começamos a pensar em uma vida quase normal daqui a algum tempo, quando a maioria das pessoas estiver vacinada. É uma sensação de muita emoção e uma alegria grande ver os nossos profissionais de Saúde vacinados, que lutaram todo o ano passado e que continuam lutando para manter os pacientes com vida, com qualidade de vida e sem sequelas”, considera a secretária de Saúde de São Caetano, Regina Maura Zetone.

Para o deputado estadual Thiago Auricchio, 19 de janeiro foi um dia de muita alegria e esperança. “Como parlamentar, tive a oportunidade de mandar uma emenda no valor de um milhão de reais para ajudar a cidade no combate à Covid-19. Hoje é um dia de muita alegria, tanto para São Caetano como para toda a região do ABC, que iniciou simultaneamente a campanha de imunização”.

Prefeito de São Caetano, Tite Campanella também comemorou: “Nós vivemos até agora em meio a dúvidas constantes se podíamos sair, estudar, trabalhar, pegar transporte coletivo. Agora deixamos essas dúvidas para trás e começamos a ter esperança de que a vida vai voltar ao normal. Tenho muito orgulho de estar como prefeito neste momento e de ter a equipe que temos hoje trabalhando pela Saúde de São Caetano do Sul. Nossos profissionais enchem nossa cidade de orgulho pelo trabalho que realizaram até aqui e que certamente continuarão realizando. Nada mais justo que eles sejam os primeiros a receber a imunização”, finalizou o chefe do Executivo.