Em Curitiba, Hospital Mário Covas participa de seminário sobre segurança do paciente

Publicado em: 26/09/2019

Unidade busca aprimorar ações de qualidade e segurança hospitalar

 

A unidade foi representada pelo gerente de Qualidade e Processos, Rodrigo Brolo

Mais de 500 participantes da área da saúde, entre médicos, fisioterapeutas, farmacêuticos, enfermeiros e assistentes sociais participaram, nos dias 19 e 20 de setembro, do I Seminário Integrado de Qualidade e Segurança do Paciente, realizado no Centro Universitário Autônomo do Brasil (UniBrasil), em Curitiba. O evento foi promovido pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, que convidou o Hospital Estadual Mário Covas de Santo André (HEMC) a participar do evento em razão dos resultados positivos alcançados na área. A unidade foi representada pelo gerente de Qualidade e Processos, Rodrigo Brolo, que ministrou a palestra “O envolvimento de familiares na segurança e cuidado do paciente”.

O objetivo do encontro com profissionais da Atenção Primária e Atenção Hospitalar foi tratar de assuntos relacionados às atividades práticas que promovam a segurança do paciente e ampliam a qualidade da assistência nas instituições públicas e privadas.

No evento foram abordados temas como prevenção e controle das infecções relacionadas à assistência; redução das ocorrências de eventos adversos; uso de novas tecnologias; processos de gestão de riscos e responsabilidade profissional e jurídica.

O representante do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná, Jackson Rapkiewicz, ressaltou que um dos grandes desafios dos profissionais da área está relacionado ao uso incorreto de medicamentos. “A Organização Mundial da Saúde (OMS) propõe o tema como um dos principais desafios globais para a redução de danos causados aos pacientes”, destacou.

Representantes de conselhos profissionais também marcaram presença no seminário, como a presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Estado do Paraná, Simone Peruzzo. “Exige-se uma mudança cultural, aprimoramento e disseminação de informação para a Enfermagem, que representa mais de 100 mil trabalhadores no Estado. O dimensionamento profissional está diretamente ligado à qualidade e segurança. O quantitativo deve ser adequado ao serviço oferecido e o trabalhador deve estar devidamente capacitado”, reforçou.

MARATONA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

Já em 17 de setembro, no Dia Mundial de Segurança do Paciente, por 12 horas profissionais de saúde de todo o Brasil participaram da “Maratona Webs de Segurança do Paciente”, que incluiu 21 palestras realizadas ao vivo pela internet. A cada meia hora, os profissionais eram convidados a acessar links que guiavam para as salas virtuais, onde havia debates e discussões de projetos. O HEMC participou da atividade com apresentação do tema “Educação da Comunidade para a Segurança do Paciente”.