HMU de São Bernardo é premiado no Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Publicado em: 21/11/2022

Equipe conquistou 2º lugar entre os 600 trabalhos apresentados no evento realizado em Curitiba

 

A equipe de Cuidados Paliativos do Hospital Municipal Universitário de São Bernardo do Campo (HMU) conquistou neste mês de novembro o 2º lugar entre 600 trabalhos apresentados no IX Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos, realizado na cidade de Curitiba, no Paraná. A equipe multiprofissional apresentou um escore inédito, capaz de identificar e classificar recém-nascidos com necessidades de cuidados paliativos internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Denominado de Palineo, o escore pode ser utilizado como instrumento de gestão do cuidado para indicação de cuidados paliativos em recém-nascidos com doença limitante ou condições ameaçadoras da vida no momento oportuno, sendo norteador a toda equipe de saúde no que tange a indicação da especialidade e decisões clínicas, correlacionando com as necessidades físicas, psíquicas, sociais e espirituais do paciente e de sua família, tendo como resultado a melhor assistência.

O escore inédito foi criado por Vivian Taciana Simioni Santana, Silvia Maria de Macedo Barbosa e Cibele Wolf Lebrão, com a colaboração de Cibele Regina Laureano Gonçalves, Estéfanie Santana Teixeira Santos, Priscila Endo Takahashi Kawano, Pamela Helena Leme Costa e Keila da Silva Alves.

Além deste trabalho, foram apresentados mais dois temas no congresso em Curitiba, realizado em 5 de novembro. São eles: “Indicador de Cuidados Paliativos Neonatal norteando a assistência realizada no Hospital Municipal Universitário” e, em parceria com a equipe do Hospital de Urgências de São Bernardo do Campo, “A integração da rede de Cuidados Paliativos do Município”. Todos os trabalhos podem ser encontrados no periódico Latin American Journal of Palliative Care.