HMU de São Bernardo inaugura salas de parto humanizado e recebe selo de qualidade ONA

Publicado em: 03/02/2017

A Prefeitura de São Bernardo inaugurou em 2 de fevereiro as reformas e adequações do Centro de Parto Normal e Ambiência do Hospital Municipal Universitário (HMU), no bairro Rudge Ramos. Na mesma ocasião, o equipamento de saúde, referência na atenção a gestantes e recém-nascidos, tornou-se o primeiro do município reconhecido com certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), que atesta a qualidade dos serviços prestados no local.

Gerenciado pela Fundação do ABC, Hospital Municipal Universitário é o primeiro do município certificado pela Organização Nacional de Acreditação

Com recursos do Ministério da Saúde, o hospital entregou duas novas salas individuais de pré-parto sob conceito de concepção humanizada, ofertando métodos não farmacológicos para alívio das dores, além de instrumentos que ampliam o conforto das gestantes. Nas salas, as camas são apropriadas para adequação à posição de escolha da paciente. Também são disponibilizadas banquetas para parto de cócoras, com espaço para descanso de acompanhante.

“Este hospital é referência e o primeiro da cidade a receber a certificação da ONA. Isso é fruto do esforço coletivo e com certeza vai elevar ainda mais o conforto e a tranquilidade das pacientes. As novas salas trazem conceitos modernos, além dos aprimoramentos que as mulheres precisam”, enfatizou o prefeito Orlando Morando, que desde o início de janeiro tem percorrido equipamentos públicos, fiscalizando os serviços e propondo melhorias. “Temos visitado as unidades não apenas para fiscalizar, mas para entender o funcionamento. Nossos funcionários são altamente qualificados e quem é atendido nos serviços de saúde da cidade tem satisfação elevada”.

Emocionada, a diretora do HMU, Dra. Mônica Carneiro, comemorou a entrega da reforma e exaltou o ineditismo da certificação concedida ao hospital. “É um momento especial para o HMU, porque estamos sendo reconhecidos por um esforço de toda a equipe em prol das gestantes. Demos o primeiro passo e sabemos que podemos dar um passo muito maior”, afirmou a diretora.

REDUÇÃO DA MORTALIDADE INFANTIL

Atualmente, o HMU ostenta coeficiente de apenas 6,8 óbitos infantis por mil nascidos vivos – índice compatível ao de países de primeiro mundo. A média geral da cidade é de 10,1. “Estamos com o desafio de colocar o coeficiente geral de mortalidade infantil abaixo de 7. São Bernardo vem batendo recorde atrás de recorde, graças, principalmente, ao serviço que é realizado no HMU. É um desafio muito grande, mas contamos com o apoio de todos os funcionários para humanizar ainda mais o atendimento e atingirmos essa meta”, salientou o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho.

MATERNO-INFANTIL

Inaugurado em 1999, o Hospital Municipal Universitário é o único da cidade a aplicar o método canguru, baseado no cuidado humanizado ao recém-nascido prematuro. O local também conta com total de 128 leitos e média de 400 partos por mês – sendo 60% naturais. São 862 colaboradores e 137 prestadores de serviços. No local, também são realizados cerca de 830 procedimentos mensais, entre atendimentos na maternidade, ginecológicos, obstetrícia clínica, entre outros.