Hospital Anchieta amplia atendimento oncológico em São Bernardo

Publicado em: 28/11/2014

O Hospital Anchieta (HA) ampliou a atenção a pacientes com câncer e tornou mais rápido o acesso a consultas e ao tratamento quimioterápico. Assim, o hospital dá mais um passo para consolidar seu perfil assistencial em oncologia, conforme prevê o Plano Diretor Hospitalar do município.

Os esforços foram possíveis após a abertura do Hospital de Clínicas Municipal (HC), que ampliou os serviços antes realizados pelo Anchieta em ortopedia e otorrinolaringologia.

Com a reorganização dos consultórios, a capacidade de atendimento em quimioterapia aumentou 50%. A Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia), que contava com dez poltronas, passou a oferecer 15 assentos e uma sala a mais para usuários que necessitam da medicação. Com isso, o serviço que podia realizar até 500 sessões por mês agora tem estrutura para até 750 aplicações.

O hospital já sentiu os efeitos da mudança, implementada em julho. Em média, no primeiro semestre, foram realizadas, por mês, 470 sessões de quimioterapia. Em agosto, após a ampliação, foram 590 atendimentos; em setembro, 578.

 A estrutura disponível para tratamento é suficiente para atender todos os casos de câncer da cidade, exceto os hematológicos e infantis. Para suprir a demanda, a equipe foi reforçada com a contratação de um médico, e agora o Anchieta conta com dez oncologistas.

Primeiro atendimento

Com a ampliação da capacidade de atendimento dos pacientes com câncer, São Bernardo cumpre a portaria 1.220 do Ministério da Saúde, em vigor desde a data de sua publicação, 3 de junho de 2014, que determina regras e prazos para assistência oncológica. Pela norma, o Sistema Único de Saúde (SUS) tem até 60 dias para iniciar o tratamento – cirúrgico, medicamentoso ou radioterápico -, a contar a partir da emissão de laudo com o diagnóstico da doença.

Para garantir o cumprimento da norma, o Complexo Regulador Municipal controla todos os casos de câncer do município, e encaminha os laudos para os médicos da Atenção Especializada que solicitaram a biópsia. Estes, por sua vez, ficam responsáveis por indicar cirurgia ou encaminhar para radio ou quimioterapia no Anchieta.

Na Unacon, os pedidos para tratamento medicamentoso são avaliados pelo oncologista, numa espécie de triagem, sem a necessidade da presença do paciente, o que agiliza a resolutividade. Em seguida, consulta com outro oncologista especializado é marcada e o tratamento, iniciado.