Hospital Bertioga é único com teste rápido para H1N1

Publicado em: 28/06/2013

Hospital Bertioga e Secretaria Municipal de Saúde trabalham e investem no enfrentamento da gripe H1N1. As ações em parceria com Fundação do ABC englobam teste rápido, orientação de profissionais, vacinas e notificação. São medidas de controle da infecção, que visam a evitar ou reduzir ao máximo a transmissão hospitalar do vírus influenza A/H1N1. O Laboratório Municipal de Análises Clínicas, que funciona no Hospital Bertioga, é o único da rede pública hospitalar da Baixada Santista a realizar o teste rápido para H1N1, possibilitando diagnóstico confiável em poucos minutos.  O teste tem 76,8% de sensibilidade e 100% de especificidade. O diagnóstico laboratorial da infecção pelo vírus é fundamental para a abordagem terapêutica individual e medidas de controle.

A Secretaria de Saúde já realizou reuniões com profissionais do hospital para esclarecimentos sobre riscos da doença, orientações quanto ao tratamento de casos suspeitos e confirmados, assim como sobre o fluxo das notificações.

A fase de maior transmissibilidade da doença engloba período entre um dia antes do início dos sintomas até o sétimo dia de evolução, devendo-se coletar amostras respiratórias preferencialmente no começo do quadro.

As equipes médicas, de enfermagem, laboratório, recepção e portaria do Hospital Bertioga receberam treinamento específico sobre o protocolo de atendimento médico, acolhimento com classificação de risco, utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), isolamento, coleta de exames e medicação recomendada pela Secretaria de Saúde.

Vacina contra a H1N1

Mais de 350 colaboradores do Hospital Bertioga receberam a vacina contra H1N1. A campanha foi realizada em parceria com a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, com apoio da Gerência de Enfermagem e Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).

A imunização dos profissionais de saúde tem por objetivo a proteção individual contra doenças mais prevalentes no ambiente de trabalho, prevenindo a transmissão do vírus – principalmente para pacientes com risco aumentado de doenças graves e complicações.