Publicado em: 14/03/2014
O cuidado ao compartilhar fotografias e informações, manter sigilo sobre problemas profissionais, discussões sobre temas polêmicos, a diferença entre o que é público e privado, pessoal e profissional. Essas e outras orientações estão no Guia de Boas Práticas nas Redes Sociais criado pelo Hospital Bertioga – FUABC. O novo manual está em fase de implantação e visa orientar colaboradores e prestadores de serviço sobre condutas adequadas no ambiente virtual.
Com linguagem simples e direta, o guia traz informações para que o colaborador entenda os benefícios e riscos que o universo online oferece. O uso das novas mídias deve ser baseado na mesma ética e responsabilidade da vida “off-line”. Épreciso cuidado ao compartilhar fotos, vídeos ou links de serviços de interesse público, além de não divulgar informações que legalmente sejam protegidas. Entre as principais orientações que constam no guia estão a privacidade do paciente, o sigilo das informações e as rotinas internas da instituição, que não devem ser publicadas sem autorização prévia do Hospital Bertioga.
Superintendente da unidade, Rogério Bigas lembra que não se deve ignorar o poder das redes sociais e que o ambiente online está modificando a maneira das pessoas se relacionarem. “O objetivo principal do guia é proteger a privacidade dos pacientes e da instituição, além de apresentar aos colaboradores orientações sobre como utilizar as mídias de forma segura e responsável em suas horas de lazer”, destaca Bigas.
Usadas de maneira adequada, as redes sociais podem ajudar as pessoas a melhorar relacionamentos, manter contato com familiares distantes e a ampliar o grupo de amigos. Porém, quando o cenário é empresarial, é fundamental documentar o que o funcionário pode ou não fazer nas redes sociais a fim de evitar problemas futuros.
De acordo com a psicóloga do setor de Gestão de Pessoas, Laís Jacopucci, ao propor o Guia de Boas Práticas nas Redes Sociais, o Hospital Bertioga se posiciona perante assunto extremamente atual, que produz efeitos nas relações interpessoais e também nos resultados institucionais. “Queremos que nossos colaboradores saibam como, quando e para qual finalidade utilizar os recursos tecnológicos, bem como tenham plena consciência das consequências do uso inadequado”, adverte Jacopucci.
Treinamento e resultados
Todos os colaboradores e prestadores de serviço terão acesso às normas e rotinas que constam no Guia de Boas Práticas nas Redes Sociais através de treinamentos com a Educação Permanente do Hospital Bertioga, propondo reflexão, conscientização e ampliando a discussão sobre o tema. “Durante os treinamentos vamos reforçar que estamos em uma instituição de saúde e que devemos preservar a imagem e privacidade tanto da unidade quanto do cliente”, ressalta a enfermeira da Educação Permanente, Juliana Seraglia.
Vale lembrar que o Hospital Bertioga – FUABC não possui perfil em nenhuma rede social – incluindo Facebook, Twitter, LinkedIn e Google+, entre outros. As publicações oficiais online são feitas sempre pelo site www.hospitalbertioga.org.br.