Hospital Bertioga integra ações contra a dengue

Publicado em: 02/01/2013

Representantes da Vigilância Epidemiológica, Unidades Básicas de Saúde e Hospital Bertioga–FUABC se reuniram dia 29 de janeiro para traçar ações e metas no atendimento a casos de dengue este ano. Médicos, biomédicos, enfermeiros, assistentes sociais e agentes de saúde discutiram como garantir mais atenção aos pacientes e o acompanhamento integral e contínuo da evolução do quadro viral.

O diagnóstico feito na primeira consulta no Pronto Socorro do Hospital, a notificação e o encaminhamento do paciente para acompanhamento em sua UBS são passos fundamentais para o monitoramento adequado da circulação viral.

Durante a reunião, os profissionais apontaram a notificação dos casos como medida essencial para que a Vigilância Epidemiológica possa acompanhar o padrão de transmissão da doença em Bertioga. No fluxo de atendimento montado pelo grupo, está a coleta de sangue que deve ser feita no sétimo dia do diagnóstico positivo de dengue para ser investigado o sorotipo do vírus e, assim, serem adotadas medidas de controle e bloqueio do vetor.

dengue_bertioga3  dengue_Bertioga2

 

 

 

 

 

 

Riscos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 2,5 bilhões de pessoas – 2/5 da população mundial – estão sob risco de contrair dengue e que ocorram anualmente cerca de 50 milhões de casos. Desse total, 550 mil necessitam de hospitalização e pelo menos 20 mil morrem em consequência da doença.

A dengue é uma doença viral aguda de rápida disseminação, que pode se apresentar de múltiplas formas (dengue clássico, dengue com complicações, febre hemorrágica e síndrome do choque da dengue). É também uma hipótese diagnóstica que deve ser considerada em casos de síndrome febril aguda de curta duração.

Em 2012 foram registrados oficialmente 14 casos em Bertioga, número significativamente inferior ao obtido em 2011, com 46 registros, e 2010, quando ocorreram 783 infecções, segundo dados do Plano Regional de Intensificação das Ações do Controle do Aedes aegypti.