Hospital Bertioga organiza campanha para doação de sangue

Publicado em: 25/04/2014

Incentivar o ato de doar e aumentar o estoque de sangue no município são os objetivos da Campanha Doadores de Sangue 2014 do Hospital Bertioga – FUABC. Idealizada pela Agência Transfusional do hospital, a ação está em andamento e conta com parcerias do Hemonúcleo de Santos, doadores cadastrados e grupos de empresas.

Em 24 de março, por exemplo, grupo de aproximadamente 30 funcionários do Resort Ilha da Madeira, na Riviera de São Lourenço (Bertioga), reuniu-se para doação no Hemonúcleo de Santos. A administração do Hospital Bertioga e a Prefeitura disponibilizaram transporte até o local.

Os colaboradores confeccionaram camisetas com estampa alusiva ao tema e participaram de café da manhã antes da viagem até Santos. Maria Tereza Francisco, gerente geral do Ilha da Madeira, destacou que a iniciativa surgiu para envolver a equipe do resort em uma ação social em prol da cidade. Tereza entrou em contato com a Agência Transfusional do Hospital Bertioga, recebeu orientações sobre a doação e incentivou sua equipe. “Muitos tinham dúvidas sobre o que era mito e o que era verdade em relação à doação de sangue. Depois de uma boa conversa, hoje estão todos muito tranquilos e felizes em saber que podem ajudar outras pessoas” destacou a gerente.

Funcionária do resort, Aldenice da Silva doou sangue pela primeira vez e aprovou a iniciativa. “Gostei de participar. Achava que era complicado, mas não é. Vale a pena ir até Santos” afirma.

A biomédica Dayane Costa dos Santos, responsável pela Agência Transfusional do Hospital Bertioga, lembra que desde dezembro 2010 a Resolução RDC nº 57 regulamenta os padrões sanitários dos serviços e as atividades relacionadas à sangue humano, componentes e procedimentos transfusionais. Por esse motivo, as doações de sangue do município são realizadas no Hemonúcleo de Santos. “Todo mês enviamos doadores para o Hemonúcleo. Um grupo grande como o do resort ajuda a aumentar o estoque do hospital, cuja demanda mensal é de cerca de 20 bolsas. Os tipos sanguíneos mais solicitados são ‘O’ positivo e negativo”, detalha Dayane.

Para ser um doador é preciso ter entre 18 e 65 anos, pesar mais do que 50 quilos, estar em boas condições de saúde, ter se alimentado 2 horas antes da doação, não ter fumado 2 horas antes da doação e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas. Também existem impedimentos temporários, como febre, gripe ou resfriado no dia da doação, assim como aqueles que receberam transfusão de sangue há menos de um ano. Pessoas que realizaram cirurgias, tatuagens e piercings precisam aguardar 12 meses para doar. Gestantes ou mulheres que estiverem amamentando podem doar 12 meses após o parto. Pacientes com histórico de doença de Chagas, hepatite, malária, sífilis, diabetes e outras moléstias, assim como usuários de drogas estão impedidos de doar.

Pessoas e grupos interessados em participar da campanha podem entrar em contato pelo telefone (13) 3319-9890 ou na recepção do Hospital Bertioga, que fica na Praça Vicente Molinari s/nº, Vila Itapanhaú.