Hospital da Mulher comemora aniversário com início da reforma do Centro de Parto

Publicado em: 14/08/2015

Evento na próxima terça-feira (18) marcará sétimo ano da unidade, que desde a inauguração é gerenciada pela Fundação do ABC

Inaugurado em agosto de 2008 pela Prefeitura de Santo André e gerido desde o início pela Fundação do ABC, o Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein completa 7 anos neste 2015 com motivos de sobra para festejar. Considerado hoje o maior centro de referência em saúde da mulher da região do ABC, com atendimento qualificado, equipamentos modernos e profissionais especializados, o hospital agendou para a próxima terça-feira (18 de agosto), às 15h, a comemoração oficial do aniversário, que será marcada pelo início da reforma do Centro de Parto Normal.

Com investimentos da Prefeitura de Santo André e do Ministério da Saúde, as obras do Centro de Parto Normal têm previsão de término para 60 dias. “A comemoração do aniversário deste ano começou com antecedência, desde que definimos semana passada a reforma do Centro de Parto Normal. O espaço contará com estrutura física e tecnológica projetadas para proporcionar maior segurança, conforto, aconchego e privacidade às mães, bebês e às famílias”, destaca superintendente do Hospital da Mulher, Dra. Rosa Maria Pinto Aguiar.

Com equipe constantemente qualificada, o Centro de Parto Normal será composto por sala de estar para familiares, sala de recepção-admissão às gestantes, seis suítes privativas PPP (Pré-parto, Parto e Pós-parto) e SPA hidroterápico. “A ideia dos quartos PPP é reunir em um mesmo ambiente procedimentos de pré-parto, parto e pós-parto, com mãe e bebê sempre juntos, além do direito a um acompanhante e a visitas, inclusive de crianças”, detalha Dra. Rosa Aguiar.

Além do início das obras, a programação do dia 18 também inclui bolo de aniversário para os colaboradores. No dia seguinte (quarta-feira, 19) haverá culto ecumênico comemorativo, aberto ao público, que será realizado às 15h, no anfiteatro do hospital.

DESTAQUE NACIONAL

Voltado exclusivamente à saúde da mulher, com ênfase nas áreas de ginecologia e obstetrícia, o Hospital da Mulher de Santo André tornou-se referência graças à excelência e humanização do atendimento – presentes desde a recepção até as consultas médicas e exames diagnósticos. A unidade oferece assistência total nas áreas de obstetrícia e ginecologia, nos períodos de pré-parto, parto e pós-parto imediato e pós-operatório. Promove o alojamento conjunto para mãe e bebê, incentiva e dá condições para acompanhamento familiar e presta assistência integral e humanizada aos recém-nascidos – tanto saudáveis como em regime de terapia intensiva.

Todos os exames necessários para apoio ao parto e procedimentos obstétricos estão à disposição das usuárias. O parque tecnológico é destinado ao diagnóstico e terapêutica, contando com métodos gráficos, patologia clínica, imagenologia, anatomia patológica e citopatologia, procedimentos cirúrgicos e videolaparoscópicos, reabilitação de pacientes internos, desenvolvimento de atividades hemoterápicas e hematológicas, além de pronto atendimento no Banco de Leite Humano.

Neste 2015, o Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein foi o único equipamento de saúde em todo Estado de São Paulo a receber o Prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher, cuja entrega ocorreu em maio, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). Entre os atributos que levaram a unidade conquistar a honraria está a participação na chamada Rede Cegonha – iniciativa do Ministério da Saúde para garantir assistência de qualidade desde o pré-natal até os 2 primeiros anos de vida da criança. Além disso, desde 2010 o hospital é certificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) com o título de Hospital Amigo da Criança. Outra ação de destaque e que garante atenção especial às mães é o Projeto Mãe Canguru, sistema pelo qual o recém-nascido com baixo peso ou prematuro permanece em posição vertical, “colado” junto ao corpo da mãe.

Instalado no Parque Novo Oratório, em área construída de mais de 7 mil metros quadrados, o Hospital da Mulher responde por 100% dos partos da cidade realizados via Sistema Único de Saúde. Também registra mensalmente média de 350 partos, 11.300 consultas e atendimentos e 10.000 exames e procedimentos. São 113 leitos, incluindo Maternidade, Centro de Parto Natural, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (UCINCO), UTI Adulto e Centro Cirúrgico, além de Pronto-Socorro 24 horas nas áreas de Ginecologia, Obstetrícia e Violência Sexual.