Hospital da Mulher de Santo André conquista Prêmio Amigo do Meio Ambiente 2023

Publicado em: 19/12/2023

Gerido pela Fundação do ABC, equipamento da Prefeitura de Santo André teve projeto sobre redução do desperdício de alimentos eleito entre os 15 melhores do País

 

Karin Baumgarten Trautmann, enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Carolina Souza Giampaoli, enfermeira supervisora da UTI Neonatal, Jair Vieira de Melo, técnico de Segurança do Trabalho do SESMT, e Stela Silva Souza Bella, coordenadora técnica da Diretoria Técnica

Gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com a Prefeitura de Santo André, o Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein conquistou o Prêmio Amigo do Meio Ambiente 2023 (PAMA). A premiação é concedida anualmente pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo às organizações que se destacam por ações de proteção ao meio ambiente e de sustentabilidade. São reconhecidas as 15 melhores iniciativas desenvolvidas por instituições públicas ou privadas que prestam serviços de saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o Brasil.

O Hospital da Mulher de Santo André foi premiado na categoria principal do PAMA 2023 pelo trabalho “Controle consciente do desperdício de alimentos”, que visa à diminuição das perdas de materiais orgânicos na instituição. De acordo com o técnico de segurança do trabalho do Hospital da Mulher, Jair Vieira de Melo, a abordagem utilizada é baseada em conscientização, métricas e ações específicas para minimizar o desperdício de alimentos na unidade.

Um dos destaques do projeto é a separação e quantificação específica dos resíduos orgânicos, associadas a esforços para promover a conscientização e mudança de comportamento entre os colaboradores. Ajustes no cardápio, controles mais efetivos dos alimentos servidos e ações educativas nos diversos setores do hospital integraram as ações. A disseminação de mensagens visuais pelas instalações da unidade também reforça o compromisso com a conscientização e o engajamento de todos com a causa.

RESULTADOS

“Em 2023, conseguimos reduzir o desperdício em quase 50% na comparação com o ano de 2020, quando iniciamos esse trabalho. Em agosto deste ano tivemos geração de 1.750 quilos, contra mais de 5.000 quilos registrados em alguns meses de 2020. Nossa cozinha vem mantendo uma média e uma mediana realmente decrescentes e o trabalho em equipe tem garantido bons resultados, de maneira contínua e perene”, completa Jair Vieira de Melo.

Os resultados são significativos, indicando redução importante na geração de resíduos orgânicos ao longo dos anos. A implementação de análises mensais rigorosas dos números, bem como o engajamento ativo dos membros da Comissão de Resíduos, tem sido crucial para o sucesso do projeto.

O próximo passo do projeto no Hospital da Mulher envolverá a compostagem dos resíduos orgânicos remanescentes, visando alcançar o objetivo de desperdício zero de alimentos.

PAMA 2023

Além de reconhecer o mérito das melhores iniciativas de proteção ao meio ambiente e de sustentabilidade, o Prêmio Amigo do Meio Ambiente visa estimular os profissionais e dirigentes das unidades de saúde do SUS a desenvolverem uma cultura perene de preservação ambiental em suas organizações, adotando soluções mais efetivas e ecologicamente sustentáveis.

Para concorrer ao PAMA 2023, organizações de todo o País enviaram relatórios descritivos das iniciativas realizadas, contendo resultados concretos e descrevendo o impacto socioambiental positivo das atividades. A cerimônia de premiação ocorreu em 13 de novembro, durante a abertura do Seminário Hospitais Saudáveis – SHS 2023.