Hospital da Mulher de Santo André consolida referência e atende 22 mil pacientes em 2018

Publicado em: 07/03/2019

Unidade se destaca por iniciativas de humanização e acolhimento; foram feitos cerca de 4.200 partos no período

 

São oferecidas assistências nas áreas de obstetrícia e ginecologia, nos períodos de pré-parto, parto, pós-parto e pós-operatório

No mês da mulher o Hospital da Mulher “Maria José dos Santos Stein” de Santo André comemora uma inspiração que tornou-se referência na cidade. O sonho de um SUS (Sistema Único de Saúde) humanizado para que as mulheres tenham mais direitos tornou-se realidade. Em 2018, a unidade atendeu mais de 22 mil pacientes.

Só no ano passado foram registrados 4.205 partos, sendo 168 com laqueaduras. No atendimento à mulher, foram realizadas 2.857 mamografias e 6.564 ultrassons. Na parte cirúrgica, foram 1.088 cirurgias ginecológicas e 149 mastológicas (cirurgia mamária). A unidade que também faz acompanhamento de gestantes no pré-natal de alto risco realizou no ano mais de 3 mil atendimentos.

A unidade oferece assistência total nas áreas de obstetrícia e ginecologia, nos períodos de pré-parto, parto e pós-parto imediato e pós-operatório. Promove o alojamento conjunto para mãe e bebê, incentiva e dá condições para acompanhamento familiar e presta assistência integral e humanizada aos recém-nascidos – tanto saudáveis como em regime de terapia intensiva.

“Somos um hospital referência e nossa prioridade é que todas as mulheres, gestantes e crianças tenham cuidados garantidos desde que entram no hospital. Trabalhamos para potencializar cada vez mais nossa estrutura, a fim de receber cada vez mais mulheres e gestantes sem prejudicar a qualidade do atendimento”, diz a diretora-geral, Sandra Gallo.

No Hospital da Mulher há cursos bimestrais para gestantes e pais, que focam nas orientações sobre os cuidados com a gravidez e o recém-nascido; visitas agendadas ao hospital para conhecer a filosofia do parto humanizado; Projeto Mãe-Canguru para prematuros, além do Banco de Leite Humano para suprir bebês cujas mães não podem amamentar.

No mês da mulher, a unidade realizará ainda algumas ações direcionadas ao público feminino. Serão dois dias de beleza e SPA relaxante para pacientes internadas e funcionárias.