Publicado em: 11/10/2017
Graças ao esforço da diretoria, funcionários e doações de parceiros, o Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein, em Santo André, abriu o auditório da unidade na tarde de 10 de outubro para receber cerca de 200 filhos de funcionários, de zero a 18 anos. O objetivo foi promover comemoração do Dia das Crianças junto aos pais, que compareceram ao evento de acordo com suas escalas de plantões. Todas as crianças ganharam camisetas com a logomarca do hospital, pintadas à mão pelos pequenos no início do evento.
Além de extensa mesa de salgados e doces, os convidados mirins contaram com máquina de algodão doce, pipoca, pula-pula, piscina de bolinha, entre outras atrações.
Marcaram presença no evento a secretária de Saúde, Dra. Ana Paula Peña Dias, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Santo André, Ana Carolina Barreto Serra, e o diretor-geral da unidade, Dr. Onésimo Duarte.
A celebração teve parceria da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do município, que encenou uma educativa peça de teatro de fantoches e lotou o anfiteatro de curiosos. A atividade abordou os perigos da ingestão acidental de remédios que, muitas vezes confundidos com balas e doces, podem causar intoxicação e até óbitos.
A organização da festa partiu da Comissão de Eventos da unidade, que mobilizou esforços junto a parceiros e diretoria para viabilizar doações. “Todos ajudaram um pouco. Nossa ideia é conseguir fazer essa festa todos os anos. É importante que as crianças também tenham noção de como é trabalhar na área da saúde”, disse o presidente da comissão, Jairo Nascimento. As crianças e adolescentes entre 12 e 18 anos participaram de atividade em sala separada com psicólogos da unidade. No local foram dadas mini palestras sobre o funcionamento rotineiro da área hospitalar e da saúde.
Há três meses atuando como auxiliar de enfermagem na unidade, Alessandro Costa Moreira elogiou a organização. “É gostoso porque ‘quebra o gelo’. Interagimos bastante com todas as áreas. Faz bem para o convívio diário. Além disso, as crianças se divertem”, disse o funcionário, que compareceu com o filho de 9 anos.
Vinte crianças entre zero e 12 anos que fazem tratamento contra o câncer no Ambulatório de Oncologia Pediátrica da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) ganharam, no dia 6 de outubro, comemoração especial de Dia das Crianças. A iniciativa foi da ONG Construindo Pontes, de Santo André, que promoveu uma força-tarefa para reunir doações e mobilizar esforços entre parceiros. A articulação foi feita antecipadamente com o setor de Captação de Recursos do Ambulatório, coordenado por Rosiane Figueiredo.
Pelo menos 20 voluntários participaram da organização e das doações nos bastidores e no dia da atividade, além de funcionários da unidade. Palhaços, piscina de bolinha, pula-pula, pintura artística e entrega de brinquedos divertiram a molecada por cerca de três horas. Os pacientes, que se fartaram em uma supermesa de café da manhã, também trouxeram suas famílias para integrar as atividades de recreação.
Para presenteá-los, foram preparadas 140 sacolas com roupas (de acordo com a idade dos pacientes), brinquedos e garrafas tipo ‘squeeze’. “O que nos move é a vontade de ajudar. É a inquietação. É o desejo de sempre olhar para o próximo”, disse uma das coordenadoras da ação, Solange Aparecida Pereira.