Hospital da Mulher é referência nos atendimentos a vítimas de violência sexual

Publicado em: 10/05/2019

Só em 2018 foram 66 casos de violência sexual contra menores de 18 anos e 15 de solicitações de abortamento legal

 

Unidade fará ciclo de palestras sobre o tema. A primeira será dia 15 de maio, aberta ao público

No mês que marca a luta contra a violência sexual, lembrada no dia 18 de maio como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, o Hospital da Mulher de Santo André abrirá as portas da unidade para um ciclo de palestras sobre o tema. A primeira será realizada dia 15 de maio, às 13h, no anfiteatro. O hospital é referência na cidade no atendimento a mulheres vítimas de violência sexual.

O objetivo do evento é ressaltar a importância de abordar o assunto, destacar as consequências cíveis e penais da prática de crimes contra a mulher, bem como todos os aspectos psicológicos envolvidos.

Dados mostram que, a cada ano, mais de um milhão de mulheres são vítimas de violência no País, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dados da Rede de Saúde para Atenção às Violências e Abuso Sexual (Resavas) mostram que, de 2003 a 2018, 402 mulheres sofreram violência sexual em Santo André, sendo em sua grande maioria – 52% dos casos – mulheres de 25 a 59 anos.

Em 2018, o Hospital da Mulher atendeu a 66 casos de violência contra a mulher, todas menores de 18 anos. Nos casos de solicitação de abortamento legal – direito garantido na Constituição Federal do Brasil que não necessita de Boletim de Ocorrência para a realização, bastando somente a palavra da vítima – foram 15 procedimentos realizados pelo hospital. Vale ressaltar que uma avaliação clínica, psicológica, social e jurídica da vítima é realizada antes, durante e depois do procedimento.