Hospital da Mulher inaugura enfermaria destinada ao ‘Método Canguru’

Publicado em: 30/05/2014

O Hospital da Mulher “Maria José dos Santos Stein”, em Santo André, inaugurou nesta sexta-feira (30 de maio), às 9h, enfermaria exclusiva para a prática do Método Mãe Canguru. O espaço conta com oito leitos e será destinada aos bebês que receberam alta da UTI Neonatal, para que permaneçam sob os cuidados do método até atingirem peso adequado.

O Método Mãe Canguru é sistema no qual o recém-nascido com baixo peso ou prematuro permanece em posição vertical, “colado” junto ao corpo da mãe. Trata-se de programa de humanização e assistência neonatal, que implica no contato precoce pele a pele entre mãe e bebê prematuro, aumentando o vínculo e contribuindo para o desenvolvimento do recém-nascido.

O Mãe Canguru estabelece maior apego, segurança, incentivo ao aleitamento materno e melhor desenvolvimento da criança, evitando infecções hospitalares. Apesar do Hospital da Mulher implantar enfermaria específica para o método, a prática também será incentivada em outras enfermarias da maternidade e também nas residências, quando o bebê receber alta – inclusive com a participação do pai ou de qualquer outro membro da família, como os avós. Na posição canguru, o bebê tem menos refluxo e as vias aéreas são mantidas livres, o que evita o sufocamento da criança. Também há diminuição do risco de apneia (parada da respiração durante o sono).

A superintendente do Hospital da Mulher, Dra. Rosa Maria Pinto Aguiar, fala a respeito dos benefícios do método. “O contato com o corpo da mãe promove a manutenção dos níveis adequados de temperatura corpórea do bebê e o seu desenvolvimento neurológico é melhor, principalmente pelo fortalecimento dos laços afetivos. O bebê é mantido na posição até atingir 2 quilos ou quando seria a data provável do parto, quando ele começa a ficar agitado, a subir pela mãe e a suar. É como se estivesse na hora de nascer mesmo, dentro de uma gestação completa”, detalha a gestora.

 

Histórico

O Método Canguru nasceu na Colômbia em 1979, no Instituto Materno Infantil de Bogotá, com os médicos Dr. Reys Sanabria e Hector Martinez. Inicialmente visava a reduzir os custos da assistência perinatal, mas posteriormente foram descobertos outros benefícios. Chegou ao Brasil em 1997, no Instituto Materno Infantil de Pernambuco (IMIP). Em 2000 passou a fazer parte da Norma de Atenção Humanizada ao Recém-Nascido de Baixo Peso do Ministério da Saúde.