Hospital da Mulher oferece aula de libras para funcionários

Publicado em: 25/09/2019

Iniciativa visa inclusão social de usuários deficientes auditivos

 

Iniciativa faz parte dos diversos programas sociais implantados na unidade desde 2018

O Hospital da Mulher de Santo André passou a oferecer em setembro aulas de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para os colaboradores da unidade. Desta forma será possível se comunicar com milhares de pessoas portadoras de deficiência auditiva e de fala.

A iniciativa faz parte dos diversos programas sociais implantados na unidade desde 2018. Para a diretora-geral do hospital, Sandra Gallo, aprender Libras é muito importante em um hospital onde são recebidas diversas pessoas. “É fundamental que a equipe possa se comunicar com os usuários, principalmente com deficientes. Promover a inclusão social é importante e esse é só um dos meios de garantir a socialização e interação do surdo na sociedade”.

Dividido em duas turmas, o curso oferecido gratuitamente aos funcionários terá duração de um ano e será ministrado a cada 15 dias. Também serão oferecidos material didático para acompanhamento das aulas e certificado ao final do curso.

Segundo dados do Censo do IBGE, realizado em 2010, mais de 9 milhões de brasileiros possuem deficiência auditiva. Os surdos têm a Libras como primeira língua e, muitas vezes, dependem dela para se expressar. “Ter um curso de Libras na unidade faz com que o hospital consiga incluir essa parcela da população brasileira, gerando melhor atendimento e entendimento das suas necessidades”, conclui Gallo.

Ser fluente na nova língua também capacitará os colaboradores para serem intérpretes nos mais variados serviços públicos ou privados, além de aprender a se comunicar com pessoas surdas no dia a dia, o que acaba tornando os ambientes, como o de trabalho, mais inclusivos.