Hospital da Mulher promove aula sobre Zika vírus e microcefalia para profissionais da saúde

Publicado em: 09/03/2016

O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital da Mulher “Maria José dos Santos Stein”, em Santo André, promove nesta quarta-feira (2 de março), às 10h, aula para profissionais da saúde sobre o Zika vírus e a relação da doença com a microcefalia em recém-nascidos. A ação ocorrerá no anfiteatro do hospital, com objetivo de promover orientações a respeito do diagnóstico do vírus, assim como sobre o tratamento e as possíveis complicações. As inscrições são gratuitas, limitadas e podem ser feitas pelo e-mail comunicacao@hospitaldamulher.org.br.

O encontro estará sob responsabilidade do coordenador do SCIH e médico infectologista, Dr. Carlos Quadros. “A febre Zika é uma doença relativamente nova em nosso território. O primeiro caso foi registrado em 2015. Pesquisadores sugerem que a doença chegou à América Latina por intermédio de turistas que visitaram o continente durante eventos esportivos em 2014. A maior preocupação hoje é a associação do Zika com a microcefalia, tanto pelas sequelas neurológicas decorrentes desse quadro como pela dimensão da epidemia”, observa o infectologista.

Outra preocupação do Dr. Carlos Quadros é o surgimento de boatos relacionados à doença. Diante dessa realidade, a aula também contribuirá para o esclarecimento de dúvidas e disseminação de informações corretas e atualizadas sobre o Zika.

 

Sobre o Hospital da Mulher

Fundado em agosto de 2008 pela prefeitura de Santo André, em parceria com a Fundação do ABC – dentro do modelo de Organização Social de Saúde (OSS) –, o Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein é hoje o maior centro de referência em saúde da mulher da região do ABC, com atendimento qualificado, equipamentos modernos e profissionais especializados.

Instalado no Parque Novo Oratório, em área construída de mais de 7 mil metros quadrados, o Hospital da Mulher responde por 100% dos partos da cidade realizados via Sistema Único de Saúde (SUS). Registra média mensal de 350 partos, 10.200 consultas e atendimentos e 10.000 exames e procedimentos. São 113 leitos, incluindo Maternidade, Centro de Parto Natural, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (UCINCO), Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (UCINCA), UTI Adulto e Centro Cirúrgico, além de Pronto-Socorro 24 horas nas áreas de Ginecologia, Obstetrícia e Violência Sexual.