Hospital da Mulher promove curso sobre importância do ‘Hospital Amigo da Criança’

Publicado em: 24/04/2015

O Hospital da Mulher “Maria José dos Santos Stein”, de Santo André, possui desde 2010 certificado Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), entregue pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância). Em cumprimento a uma das exigências para a certificação, o hospital promove bimestralmente o “Curso de Aleitamento Materno” para profissionais da instituição. Neste primeiro semestre, o curso ocorre de 7 a 29 de abril.

A Iniciativa Hospital Amigo da Criança tem como objetivo básico a mobilização de profissionais de saúde, funcionários de hospitais e maternidades para mudanças em rotinas e condutas, visando prevenir o desmame precoce. Também se caracteriza por reconhecer estabelecimentos de saúde que ofereçam informações completas e corretas sobre aleitamento materno, visando melhorar a prática da amamentação. Tem como alvo principal a capacitação de profissionais de saúde e do próprio estabelecimento, para que adotem práticas e rotinas que favoreçam o aleitamento materno.

De acordo com a presidente da Comissão da IHAC – Iniciativa Hospital Amigo da Criança, a fonoaudióloga Daniela Marcia Gouveia Marcorin, sendo “Amigo da Criança” é necessário trabalhar os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno exclusivo até seis meses, continuando até dois anos ou mais. “O curso de capacitação serve para reciclarmos informações difundidas diariamente em nossa instituição. Dessa forma, todos estarão capacitados a apoiar as gestantes e parturientes atendidas no nosso hospital”, destaca.

Os dez passos para o aleitamento materno bem-sucedido

1º Passo: Ter uma norma escrita sobre o aleitamento, que deve ser rotineiramente transmitida a toda a equipe de cuidados de saúde.

2º Passo: Treinar toda a equipe, capacitando-a para implementar as normas.

3º Passo: Informar todas as gestantes sobre as vantagens e o manejo do aleitamento.

4º Passo: Colocar os bebês em contato direto com a mãe logo após o parto por pelo menos uma hora, incentivar o aleitamento materno, oferecendo ajuda sempre que necessário.

5º Passo: Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas de seus filhos.

6º Passo: Não dar ao recém-nascido nenhum outro alimento ou bebida além do leite materno, a não ser que tal procedimento seja indicado pelo médico.

7º Passo: Praticar o alojamento conjunto.

8º Passo: Encorajar o aleitamento sob livre demanda.

9º Passo: Não dar bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas ao seio.

10º Passo: Encorajar o estabelecimento de grupos de apoio ao aleitamento, para onde as mães deverão ser encaminhadas por ocasião da alta do hospital ou ambulatório.

BANCO DE LEITE

Item fundamental para o selo ‘Amigo da Criança’, o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital da Mulher foi criado há 6 anos e passa anualmente por análise da Rede Nacional de Bancos de Leite Humano. Além da coleta, o local realiza o processamento e armazenamento do leite, assim como apoio, promoção e incentivo ao aleitamento materno e ações de conscientização junto à comunidade sobre a importância da doação.

Mulheres interessadas em contribuir com o Banco de Leite Humano podem obter mais informações pelo telefone (11) 4478-5048. O Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein fica na Rua América do Sul, 285, Parque Novo Oratório – Santo André.