Hospital da Mulher sustenta baixos índices de mortalidade materna nos últimos três anos

Publicado em: 30/05/2019

Unidade adota programas que levam bem-estar às mulheres antes, durante e depois da gestação 

 

Hospital incentiva modelo de atenção ao parto que garanta os direitos da gestante e do recém-nascido

Dia 28 de maio marca duas lutas importantes para a saúde feminina: o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna. Ambas têm como objetivo chamar a atenção e conscientizar a sociedade sobre diversos problemas de saúde e distúrbios comuns na vida das mulheres. Além disso, visa fortalecer a necessidade de melhores políticas públicas que garantam condições médicas de qualidade às gestantes.

É este trabalho que o Hospital da Mulher de Santo André vem realizando ao longo dos anos. A diminuição da mortalidade materna é uma das principais metas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Dados mostram que nos últimos três anos o Hospital da Mulher registrou cinco casos de óbitos maternos.

“A mortalidade materna é um indicador de saúde, da realidade socioeconômica e da qualidade de vida da população feminina. Reconhecemos o tema como um dos mais importantes na área e referência no atendimento à mulher. Trabalhamos sempre com olhar ampliado para a saúde integral da paciente”, disse a diretora-geral do Hospital da Mulher, Sandra Gallo.

Com objetivo de proporcionar saúde, qualidade de vida e bem-estar durante a gestação, parto e pós-parto, a unidade segue diversos programas instituídos pelo Ministério da Saúde. Entre eles está a Rede Cegonha; o Centro de Parto Normal (CP); a Caderneta da Gestante; a Lei do Acompanhante, entre outros.

A unidade incentiva o modelo de atenção ao parto e nascimento que garanta os direitos da gestante e do recém-nascido. Apoia, ainda, a ampliação da assistência ao parto e nascimento por equipe multiprofissional, executando ações que integram a Atenção Primária à Saúde para acompanhamento das gestantes, puérperas e mulheres em situação de risco reprodutivo.

O Hospital da Mulher também segue a Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), que inclui os 10 Passos do Aleitamento Materno e o Cuidado Amigo da Mulher (CAM).