Hospital da Mulher tem ação contra violência, abuso e exploração sexual

Publicado em: 17/05/2013

Evento nesta sexta-feira (17) marca Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

Combate à violência! Este é o foco da campanha “Enfrentamento à Violência, Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes” que o Hospital da Mulher de Santo André programou nesta sexta-feira (17 de maio). A ação ocorre a partir das 8h30, no próprio equipamento de saúde, em parceria do CRAMI – Centro Regional de Atenção aos Maus Tratos na Infância.

Serão desenvolvidas atividades específicas de combate à violência, buscando alertar a sociedade para a necessidade de proteção contra a violência sexual, além de ações para coibir o abuso e a exploração. Haverá distribuição de panfletos e dramatização nas salas de espera do ambulatório e do pronto atendimento do hospital.

“O Hospital da Mulher atende muitas crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual. Encaminhamos todos os casos para o Conselho Tutelar e Ministério Público. A campanha atuará principalmente na conscientização da população, que deve estar ciente da importância de fazer uma denúncia”, explica a superintendente do Hospital da Mulher, Dra. Rosa Maria Pinto de Aguiar.

Proteção e atendimento integrais

Porta de entrada para o atendimento de vítimas de violência, o Hospital da Mulher realiza atendimento diferenciado desses pacientes. No hospital, mulheres que sofreram abuso sexual recebem medicamentos de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis e HIV. No caso de adolescentes, além das medicações também são administradas substâncias que previnem a gravidez. Os atendimentos devem ocorrer no máximo em até 72 horas.

Segundo Dra. Rosa Maria Aguiar, apesar de o maior número de vítimas ser do sexo feminino, os profissionais do hospital também estão capacitados para atender crianças e adolescentes do sexo masculino. A médica explica que o acompanhamento dos pacientes dura cerca de seis meses e é realizado por equipe multiprofissional composta por médico, enfermeiro, psicólogo e assistente social. “São profissionais especialmente preparados para esse tipo de atendimento. Os pacientes têm atenção prioritária e reservada, inclusive com leitos específicos em enfermaria própria no caso de internação”, detalha a superintendente.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes foi instituído pela Lei 9.970/00 em alusão à data de 18 de maio, quando uma criança de 8 anos foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens da classe média alta de Vitória, no Espírito Santo.