Hospital da Mulher terá nova sala cirúrgica e reconstrução de mama

Publicado em: 15/03/2013

Novidades foram anunciadas no encerramento das comemorações da Semana da Mulher. iniciativas aumentarão número de atendimentos

O Hospital da Mulher de Santo André terá duas grandes novidades neste ano. A unidade inaugura nos próximos meses nova sala cirúrgica, que elevará o número de procedimentos, além de agilizar o atendimento das pacientes. Em parceria com a Faculdade de Medicina da Fundação do ABC, o hospital também planeja iniciar no segundo semestre cirurgias de reconstrução mamária – fundamental para elevar a autoestima de mulheres que passaram por mastectomia (operação para retirada da mama).

A implantação dos serviços foi anunciada pelo secretário de Saúde andreense, Homero Nepomuceno Duarte, durante evento que encerrou as comemorações do Dia Internacional da Mulher. Na oportunidade, o prefeito Carlos Grana reforçou a importância da unidade na humanização do atendimento à população. “Queremos uma cidade cada vez mais humana e a Saúde exerce papel fundamental. A população quer ser ouvida, quer ser bem tratada, quer atenção. É orgulho para Santo André saber que, hoje, o Hospital da Mulher responde às demandas sociais”, afirmou o chefe do Executivo.

Também presente à solenidade de encerramento em comemoração ao 8 de março, o presidente da Fundação do ABC, Mauricio Mindrisz, ressaltou a necessidade do diagnóstico precoce e do tratamento no combate ao câncer de mama utilizando exemplo particular. “Minha mãe teve câncer de mama, passou pela mastectomia e, depois disso, viveu quase 40 anos. Temos de continuar a incentivar o diagnóstico precoce, para que mais mulheres tenham chance de vencer e superar a doença”.

Qualidade de Vida: Segundo o professor de mastologia da Faculdade de Medicina do ABC, o médico Ivo Carelli Filho, a reconstrução da mama é fundamental para a autoestima da mulher. “Procuramos preservar ao máximo a mama nas cirurgias e incentivamos a reconstrução, justamente visando melhorar a qualidade de vida da paciente. Quando conversamos sobre a retirada do tumor, já perguntamos se a paciente gostaria de passar pela oncoplastia”, descreveu o especialista.

O médico acrescenta que até pouco tempo era comum as pacientes se sentirem mutiladas após a cirurgia, inclusive do ponto de vista emocional. “É extremamente importante que a mulher se sinta bem. Por isso, a oncoplastia se tornou tendência. Atualmente, os próprios mastologistas estão fazendo cursos de especialização e aprendendo procedimentos de reconstrução mamária. O intuito é somar conhecimentos aos dos cirurgiões plásticos e aumentar o número de pacientes beneficiadas”.