Hospital da Mulher treina equipes sobre normas de segurança do trabalho

Publicado em: 15/06/2023

SESMT da Central de Convênios da FUABC organizou capacitações sobre área elétrica, simulado de incêndio e trabalho em altura

 

Promovido pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da Central de Convênios da Fundação do ABC, o Hospital da Mulher, em Santo André, realizou três treinamentos entre maio e junho sobre temas diversos.

Dias 25 e 26 de maio foi organizado um curso de reciclagem para os oito funcionários da Manutenção da unidade sobre a Norma Regulamentadora Nº 10 (NR-10), do Ministério do Trabalho. O principal objetivo da NR-10 é minimizar os riscos associados ao uso de energia elétrica para promover segurança e saúde aos colaboradores que trabalham com eletricidade. Foram abordados temas como: choque elétrico, fibrilação ventricular ocasionada por choque elétrico, cálculo de corrente elétrica em caso de acidente com rede energizada, desenergização de circuitos, além de Normas Técnicas e Regulamentadoras.

No dia 29 de maio, a Brigada de Incêndio, em parceria com o SESMT, realizou um simulado de abandono de área para 24 colaboradores. O objetivo foi treinar os ocupantes da edificação para o correto procedimento de evacuação em caso de sinistro, com foco na saída segura da população fixa e flutuante, evitando o pânico e preservando a vida.

Para tanto, um incêndio fictício com vítimas foi simulado na cozinha do hospital. Durante a ação, a equipe do SESMT analisou o comportamento da brigada diante da intercorrência. A realização deste tipo de treinamento no ambiente de trabalho é importante para que as equipes estejam preparadas caso ocorra um caso verídico.

A última capacitação foi promovida no dia 2 de junho sobre a NR-35, que dispõe sobre o trabalho em altura. Esta Norma estabelece os requisitos e as medidas de prevenção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente nesta atividade. Ao todo, participaram 11 funcionários.

Foram abordados temas como normas e regulamentos aplicáveis ao trabalho em altura; análise de risco e condições impeditivas; riscos potenciais inerentes ao trabalho em altura e medidas de prevenção e controle; sistemas, equipamentos e procedimentos de proteção coletiva; equipamentos de proteção individual para trabalho em altura; seleção, inspeção, conservação e limitação de uso; acidentes típicos em trabalhos em altura; e condutas em situações de emergência, incluindo noções de técnicas de resgate e de primeiros socorros.

“Os treinamentos teóricos e práticos são de suma importância para a redução dos acidentes e doenças do trabalho, sendo uma das maneiras de controle utilizadas pelos profissionais de saúde e segurança concomitante ao uso dos Equipamentos de Proteção Individual e Coletivo”, disse o engenheiro-chefe de Segurança de Trabalho da FUABC, Amaury Machi Junior.