Com marca de 400 internações, Hospital de Campanha da UPA Central de Santos é desativado

Publicado em: 21/07/2021

Estrutura com 40 leitos foi aberta em 31 de março para auxiliar no enfrentamento à pandemia

 

Equipe de funcionários da unidade recebeu diversos elogios de pacientes e familiares

O Hospital de Campanha da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central de Santos, que funcionou no segundo e terceiro andares da UPA, encerrou dia 20 de julho os atendimentos na unidade. A queda nos índices de novos casos e internações por Covid-19 na cidade contribuiu para o encerramento do serviço, aberto em 31 de março para auxiliar no enfrentamento à pandemia. Ao todo, até o fechamento dos leitos, foram realizadas 400 internações.

O processo de transferência dos últimos pacientes para unidades da região foi concluído esta semana. Durante os três meses e meio em funcionamento, o hospital de campanha operou com 40 leitos, sendo metade de enfermaria e metade de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“Foi uma experiência transformadora e edificante. Conseguimos manter o padrão de atendimento já disponibilizado na UPA com a oferta de uma assistência humanizada, segura e eficaz. Fato comprovado, inclusive, pelos depoimentos voluntários de diversos pacientes e familiares que tanto nos emocionaram. Toda a equipe está de parabéns pelo desempenho”, disse a gerente da UPA Central de Santos, Zilvani Guimarães.

Segundo a Prefeitura, a ocupação de leitos municipais destinados à Covid-19 está em torno de 30% (Clínica Médica e UTI). A Administração esclarece que, mediante necessidade, todos os leitos desativados podem ser reabertos.

“Estamos realizando essa ação com muita responsabilidade, diante de um cenário de 30% de ocupação dos leitos municipais. Continuaremos a avaliar diariamente o comportamento da Covid-19 em Santos e, se percebermos a necessidade de retomada desses leitos, a estrutura física já estará pronta”, explica o secretário municipal de Saúde, Adriano Catapreta.

Santos optou pela criação dos leitos de campanha em estruturas de saúde já existentes, de forma que, após o seu uso, toda a infraestrutura como rede de gases medicinais e equipamentos permanecesse à disposição da rede municipal de saúde.

ASSISTÊNCIA

O município seguirá, ainda, com 235 leitos específicos para o tratamento da Covid-19 no Hospital Vitória, no Complexo Hospitalar dos Estivadores, no Complexo Hospitalar da Zona Noroeste, na Santa Casa de Santos e no Hosopital Beneficência Portuguesa.

Durante o período em funcionamento o Hospital de Campanha da UPA Central de Santos acumulou inúmeras mensagens de agradecimentos registradas nas redes sociais, especialmente direcionadas à humanização das equipes assistenciais e administrativas. Em maio, o serviço recebeu “votos de congratulações” durante a 18ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Santos. O requerimento assinado pelo vereador Lincoln Reis e lido durante a plenária teve como foco o reconhecimento do trabalho realizado pelo hospital no enfrentamento à Covid-19. (Com informações da Prefeitura de Santos)