Hospital de Clínicas abre portas para residência em São Bernardo

Publicado em: 21/03/2014

A primeira turma de residência médica da Secretaria de Saúde de São Bernardo foi recebida em 6 de março pelos coordenadores do programa no auditório do Hospital Municipal de Clínicas José Alencar, quando foram passadas informações gerais sobre os serviços existentes na rede municipal. Os residentes atuarão nas áreas de pediatria, psiquiatria, medicina de família e comunidade, clínica médica e ginecologia e obstetrícia.

O grupo participou de uma semana de acolhimento, na qual visitou as unidades de saúde e participou de debates sobre políticas de saúde pública na atenção básica, urgência e emergência, atenção psicossocial, vigilância em saúde e assistência farmacêutica, entre outras.

No total foram oferecidas cinco vagas nas especialidades de pediatria, psiquiatria, clínica médica e ginecologia e obstetrícia e seis para medicina de família e comunidade. A residência médica terá duração de dois anos – exceção à ginecologia e obstetrícia, que terá três anos. Das 26 vagas oferecidas, 20 foram preenchidas nesta primeira etapa. O grupo deverá ser completado dias 27 e 28 de março, quando haverá a segunda chamada para medicina de família e comunidade (três vagas), clínica médica (duas) e psiquiatria (uma).

Os residentes passaram por processo seletivo, que será realizado anualmente para a escolha de novos interessados. Os aprovados recebem bolsa do Ministério da Saúde. A ampliação das residências médicas no país faz parte das medidas do Programa Mais Médicos, que inclui a expansão dos cursos de medicina e investimentos em infraestrutura de hospitais e unidades de saúde, além da contratação de médicos brasileiros e estrangeiros para atuar na atenção básica em cidades do interior e nas periferias dos grandes municípios.

 

Rede-escola

De acordo com o coordenador da comissão de residência médica da Secretaria de Saúde, Jorge Harada, a ideia é transformar as unidades de saúde em uma rede-escola, na qual os residentes terão contato com todos os equipamentos. “Os residentes em psiquiatria irão atuar tanto no HC quanto nos CAPS. Já os profissionais de medicina de família estarão nas Unidades Básicas de Saúde”, exemplifica. O residente deverá realizar consultas, executar procedimentos, participar das ações desenvolvidas nos territórios e se envolver nos demais processos de cuidado aos usuários, inclusive nos plantões de fins de semana e feriados, sempre supervisionados por profissionais com experiência de ensino na especialidade.

Para o coordenador, o diferencial da residência médica de São Bernardo é a vivência dos residentes no cotidiano das unidades de saúde, que irá auxiliar na formação dos profissionais. “Isso representará nova geração de médicos, mais comprometida com a nossa realidade, com os problemas de saúde de São Bernardo”, garante Harada.

A residente Maria Augusta Curado veio de Goiânia para participar do programa oferecido por São Bernardo. “Além da qualidade do programa, há também excelente estrutura oferecida. Não conheci todas as unidades, mas o HC e a UBS que visitei são muito boas”, destaca.