Hospital de Clínicas de São Bernardo ganha heliponto

Publicado em: 20/06/2017

Unidade se torna primeira do ABC a ter espaço homologado pela ANAC; nova estrutura irá agilizar transporte de pacientes graves

Prefeito Orlando Morando (ao centro) participa de entrega oficial do espaço, que funcionará 24h com assistência de bombeiros e equipamentos de primeiros socorros

O Hospital de Clínicas de São Bernardo tornou-se a primeira unidade de Saúde do Grande ABC a ter heliponto homologado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). O novo espaço irá agilizar o transporte de pacientes graves entre hospitais, bem como qualificar o transporte de órgãos para doação.

O anúncio, realizado em 19 de junho na própria unidade, contou com a presença do prefeito Orlando Morando, do subcomandante da Policia Militar, Coronel Mauro Ricciarelli, do secretário de Segurança Urbana, Coronel Carlos Alberto e da superintendente do Complexo Hospitalar de São Bernardo, Agnes Faria. Segundo o prefeito, o espaço havia sido inaugurado junto com o Complexo Hospitalar pela gestão passada, porém ainda estava com documentação irregular. “Desde o início da gestão focamos para conseguir receber a licença da ANAC. A autorização só foi publicada no Diário Oficial da União em março. O heliponto vai operar 24 horas por dia e complementar o quadro assistencial da saúde do município. Nós dispomos de 34 UBSs, nove UPAs e quatro hospitais, portanto ter o equipamento pronto para uso significa fornecer a possibilidade de um atendimento mais rápido”, disse.

Outro ponto detalhado por Morando foi sobre a localização estratégica do Hospital de Clínicas. “Essa região está próxima a três rodovias. Agora, o socorro de pacientes que sofreram acidentes será mais eficaz. O águia da Polícia Militar possui 25 aeronaves multiuso que prestam auxílio na segurança, nos primeiros socorros e até mesmo no transporte de órgãos. Tenho certeza que cada pouso que acontecer nesse local permitirá mais uma oportunidade de vida aos pacientes. Esse é o nosso objetivo”, completou.

O cadastro da ANAC tem validade de 10 anos e o local está apropriado para receber aeronaves de até três toneladas, que realizam transporte de passageiros ou órgãos para transplante. O heliponto está equipado com rampas de proteção, bombeiros que irão operar 24 horas por dia e toda estrutura necessária para segurança, como mangueiras de água e equipamentos de primeiros socorros.