Hospital de Clínicas de SBC inaugura ambulatório

Publicado em: 23/04/2014

O mês de março foi marcado pela conclusão de nova etapa do Hospital de Clínicas Municipal José Alencar, em São Bernardo. Os serviços ambulatoriais tiveram início dia 17 com atendimentos em Ortopedia.

Recém-estruturado, o primeiro ambulatório do HC conta com estrutura completa com consultórios de atendimento multidisciplinar, sala de imobilizações ortopédicas, sala de curativos, estruturas e equipamentos de ponta.

O conceito de excelência adotado pelo HC também foi estendido aos serviços ambulatoriais, que visam transformar o olhar do paciente sobre o atendimento e acolhimento ambulatoriais, reescrevendo conceitos de humanização e oferta de vagas.

 

Equipamento de ponta

O Hospital de Clínicas foi inaugurado em 13 de dezembro de 2013. Na primeira de três fases que serão entregues, o HC oferece 70 leitos – sendo 30 de clínica médica, 24 de ortopedia e traumatologia, seis do serviço de neurocirurgia e mais 10 de terapia intensiva (UTI) adulto. Em meados de 2015, quando funcionar em plena capacidade, contará com 293 leitos.

Erguido em área de 18 mil metros quadrados, o HC será uma das unidades mais modernas do Brasil e terá capacidade para atender as principais demandas de saúde em especialidades cirúrgicas, diagnóstico por imagem, hemodiálise, medicina nuclear, especialidades clínicas e pediátricas, além de transplantes de órgãos, como rins e córnea, e cirurgias ortopédicas de grande porte.

O edifício reúne três blocos e 11 pavimentos, além de ambulatório, Hospital Dia e Terapia Renal Substitutiva (destinada a procedimentos de hemodiálise). Dos 293 leitos, 197 serão destinados à internação e 96 serão complementares, sendo 60 para a UTI (20 pediátricos e 40 adultos), 29 de Recuperação Anestésica e 13 leitos de Hospital Dia.

Quando o hospital estiver funcionando em sua plenitude, terá capacidade para fazer mensalmente cerca de 10 mil consultas, 1,5 mil internações e 1,5 mil cirurgias.