Hospital de Mogi treina enfermagem sobre reanimação cardiopulmonar pediátrica

Publicado em: 26/08/2022

Unidade retoma cronograma de capacitações após esforços dedicados à pandemia

 

Em busca da melhoria contínua e eficaz dos processos assistenciais, o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC) realizou, dias 17 e 18 de agosto, o treinamento “Reanimação Cardiopulmonar em Pediatria”. A atividade, organizada no auditório do hospital, teve como público-alvo a equipe de enfermagem e foi conduzida pela pediatra Dra. Juliana Govoni e a diretora técnica da unidade, Dra. Margarete Lima.

Com a volta dos atendimentos do Pronto Atendimento Infantil (PAI) da unidade, em maio, após o período mais crítico da pandemia, a unidade retomou a rotina de capacitações das equipes, em especial do grupo alocado no PAI e na enfermaria pediátrica. Com apoio da coordenação pediátrica e da diretoria técnica, o treinamento contemplou a atualização teórica e prática das melhores condutas de reanimação cardiopulmonar.

A técnica é utilizada para reverter ou evitar a morte súbita de pacientes com as funções respiratória e circulatória ausentes ou comprometidas. A parada cardiorrespiratória pode resultar em morte cerebral ou em lesões irreversíveis, considerando que a demanda por oxigênio em crianças é superior à de adultos. Por isso, identificar os sinais preditores de uma parada cardiorrespiratória e aplicar as técnicas de reanimação são essenciais para garantir a sobrevida do paciente. A eficácia e a agilidade na realização das técnicas permitem que a assistência ao doente seja mais direcionada, ampliando as chances de sobrevivência.

“A receptividade do treinamento foi muito boa. E este é só o começo. É um processo que precisa ser cíclico. Aos poucos, vamos absorver toda a equipe. Queremos manter os nossos colaboradores continuamente treinados. Por isso, concentraremos esforços na busca por atualizações e revisões das melhores condutas e protocolos assistenciais”, explica a diretora-geral do HMMC, Heloisa Molinari Calderon.

Em outubro, a unidade prevê organizar o curso de Suporte Avançado de Vida em Pediatria, ou Pediatric Advanced Life Support (PALS).