Hospital de Clínicas se torna referência em cirurgias cardíacas infantis no Estado

Publicado em: 29/03/2018

Parceria foi firmada entre Governo de São Paulo, Prefeitura e Instituto do Coração (Incor); com a medida, o Hospital de Clínicas do município passará a operar com 100% da capacidade

 

Governador Geraldo Alckmin esteve em São Bernardo para anunciar o credenciamento do HC como centro de referência para cirurgias cardíacas infantis (Foto: Gabriel Inamine/PMSBC)

O Hospital de Clínicas de São Bernardo (HC-SBC) foi oficializado em 27 de março como centro de referência para cirurgias cardíacas infantis para o Estado de São Paulo. O equipamento de saúde irá atender crianças e adolescentes, de zero a 18 anos, que sofrem com cardiopatias congênitas.

O anúncio foi feito pelo governador Geraldo Alckmin, ao lado do prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, dos secretários de Saúde, Dr. David Uip (Estado) e Dr. Geraldo Reple Sobrinho (São Bernardo), e demais autoridades.

Para desenvolver o projeto, foi firmada parceria entre o Estado, a Prefeitura e o Instituto do Coração. O governo estadual destinou verba de R$ 20 milhões para compra de equipamentos, contratação de novos profissionais, medicamentos, recursos humanos, entre outros. Deste total, o município irá receber R$ 2 milhões por mês, para arcar com todos os custos do centro de referência.

A partir de agora, o quinto andar do HC-SBC será destinado para esses pacientes. Serão inaugurados 10 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 17 leitos de enfermaria. Os pacientes serão referenciados pela Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS) – setor do Estado que direciona os pacientes – e encaminhados para tratamento no município. Esse serviço contemplará pré-operatório, exames de imagem, cirurgia, pós-operatório e acompanhamento ambulatorial.

Durante o discurso, o governador explicou que com a inauguração, São Bernardo irá desenvolver papel muito importante na saúde de todo o Estado. “O Hospital de Clínicas tem instalações maravilhosas e toda estrutura necessária para receber pacientes daqui da região e de todo o Estado. Temos uma fila de espera para essas cirurgias, que infelizmente é muito grande. Precisamos expandir esses atendimentos e oferecer tratamento para essas crianças e adolescentes. Hoje em dia nós temos 10 centros de referência funcionando, porém, estou muito feliz de anunciar o 11º”, explicou Alckmin.

Já o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, aproveitou para agradecer ao governo do Estado pela parceria. “Quando assumi o cargo de prefeito, esse hospital estava funcionando apenas com 40% da capacidade. Os leitos de UTI estavam abandonados, sem pacientes. Hoje, com essa medida, o HC passará a funcionar por completo. Isso que estamos trazendo hoje é muito mais do que um atendimento à saúde das crianças. Estamos devolvendo o respeito aos pacientes que estão nascendo, com as famílias e, acima de tudo, com a sociedade” comemorou Morando.

Secretário de Saúde do Estado e diretor-geral da Faculdade de Medicina do ABC, Dr. David Uip também salientou que o município irá ajudar a solucionar um problema brasileiro. “Estamos resolvendo uma situação que necessita de coragem, enfrentamento e criatividade. Esse é um grande dia para o São Bernardo, para o Grande ABC, para o Estado, para os recém-nascidos e, acima de tudo, um grande dia para a saúde pública”, disse Uip.

INVESTIMENTOS

Além do centro de referência, o governador aproveitou para anunciar que São Bernardo será contemplado com uma Farmácia de Alto Custo.  A unidade será instalada no Poupatempo e irá atender 12 mil pacientes do município, que atualmente retiram medicamentos no Hospital Estadual Mário Covas. “Estamos saindo de uma sala acanhada do hospital estadual, para o Poupatempo. Essa distribuição irá funcionar como um projeto piloto. Se der certo, outras unidades serão instaladas nos municípios vizinhos.  Nós estamos muito otimistas com essa medida”, disse o governador.

Ao lado do prefeito Orlando Morando, Alckmin também divulgou que São Bernardo será contemplada com uma unidade da Farmácia de Alto Custo (Foto: Gabriel Inamine/PMSBC)