Hospital Dia de São Mateus completa 1 ano com aumento expressivo de atendimentos

Publicado em: 13/08/2025

Ampliação de cirurgias, exames e consultas representa evolução do desempenho assistencial do serviço junto à população

 

Hospital Dia de São Mateus (foto: Edson Lopes Jr./SECOM)

Inaugurado há cerca de um ano como unidade de atendimento 24 horas, o Hospital Dia São Mateus completou seu primeiro aniversário com resultados significativos para a saúde pública do território. A transformação da unidade — que incluiu reforma estrutural, ampliação do quadro de profissionais e aquisição de novos equipamentos — trouxe impactos concretos na oferta e na qualidade dos serviços prestados à população da Zona Leste da Capital. A unidade de saúde integra o Contrato de Gestão de São Mateus/SP, gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com a Prefeitura de São Paulo.

A reestruturação do complexo de saúde, que também abriga o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), foi entregue em 4 de junho do ano passado, viabilizada com investimento de aproximadamente R$ 14 milhões por meio do programa Avança Saúde SP, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A iniciativa da Prefeitura faz parte de uma estratégia mais ampla para fortalecer a rede de cuidados especializados e reduzir filas de espera por cirurgias e exames.

Com a ampliação, o Hospital Dia passou de 120 para 360 cirurgias mensais de baixa e média complexidades — um crescimento de 140%. As consultas mensais aumentaram de 5 mil para 5,8 mil, enquanto os exames saltaram de 5 mil para 5,7 mil por mês. A unidade também viu sua capacidade total de atendimentos mensais subir de 8 mil para 11 mil.

Essa nova estrutura permitiu uma melhora substancial na performance assistencial ao longo dos últimos 12 meses. Entre junho de 2024 e maio de 2025, foram realizados 252.247 atendimentos — 42% a mais do que o mesmo período anterior à reforma (177.100). No mesmo intervalo, as cirurgias passaram de 4.055 para 9.704, os exames diagnósticos saltaram de 52.113 para 59.665, e o número de consultas realizadas cresceu de 47.321 para 61.720.

Além do impacto quantitativo, a ampliação da unidade trouxe melhorias significativas na infraestrutura física e nas condições de trabalho para os profissionais de saúde. O Hospital Dia conta agora com 12 consultórios, salas ampliadas para curativos e atendimento pré e pós-operatório, nova sala de espera, copa, vestiários e auditório, além de acessibilidade plena em todo o prédio.

O secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Zamarco, destacou que a iniciativa de transformar o HD em unidade cirúrgica 24h faz parte de um plano da Prefeitura para aumentar a oferta de cirurgias eletivas. “Já estamos na 12ª unidade com esse perfil, o que possibilitou a realização de mais de 203 mil cirurgias no último ano”, afirmou.

Com 168 profissionais atualmente — um crescimento de quase 30% em relação ao quadro anterior —, o Hospital Dia 24h São Mateus reafirma seu compromisso com o cuidado integral à saúde e com a ampliação do acesso da população aos serviços especializados. A consolidação da unidade como referência no território é motivo de celebração e demonstra a importância dos investimentos públicos contínuos na saúde.