Hospital Mário Covas integra projeto de apoio à saúde mental de médicos durante a pandemia

Publicado em: 28/05/2021

Iniciativa tem a colaboração das Regionais do ABC da Associação Paulista de Medicina (APM) e busca avaliar o estado emocional dos profissionais

 

A psiquiatra do HEMC, Dra. Lígia Flório, e o diretor-geral da unidade, Dr. Desiré Carlos Callegari

Com objetivo de fornecer apoio aos médicos envolvidos no enfrentamento à pandemia de Covid-19, o Hospital Estadual Mário Covas (HEMC), de Santo André, declarou apoio ao projeto “COVIDamente – Respostas que salvam vidas”, desenvolvido pela Clínica Facili, de São Bernardo do Campo, com apoio das Regionais do ABC da Associação Paulista de Medicina (APM). A iniciativa foi apresentada dia 20 de maio à direção do hospital com objetivo de ampliar a divulgação junto ao corpo médico. O projeto, inclusive, já foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC).

Uma das psiquiatras da unidade, Dra. Lígia Flório, apresentou a iniciativa ao diretor-geral do HEMC, Dr. Desiré Carlos Callegari, e explicou a preocupação com o estresse provocado pela pandemia nos profissionais. “Pesquisa da Medscape (portal de Educação Médica) mostrou que 69% dos médicos se sentem para baixo, desanimados e tristes. Por meio do ‘COVIDamente’ estamos promovendo uma pesquisa sigilosa. Queremos saber como está a saúde mental dos médicos”, informou Dra. Lígia Flório.

Avaliar a saúde dos profissionais diante da pandemia é essencial para garantir a qualidade de vida daqueles diariamente enfrentam a difícil batalha de salvar vidas. O objetivo do projeto é justamente oferecer uma contrapartida, e proporcionar o mesmo por eles. Por meio de uma pesquisa prática e rápida, será possível avaliar a saúde emocional dos médicos e tomar medidas de apoio, com foco na elaboração de suporte e cuidados específicos à saúde, especialmente em casos de depressão e ansiedade.

Além da participação da Dra. Lígia Flório, o projeto é conduzido por outras duas psiquiatras, Dra. Flávia Ismael Pinto e Dra. Cintia de Azevedo Marques Périco, da Clínica Facili. A participação na pesquisa é voluntária. Para respondê-la basta acessar o site www.covidamente.com.br.