Publicado em: 05/10/2023
Destacando-se como referência em atendimentos de alta complexidade na região do Grande ABC, o Hospital Estadual Mário Covas (HEMC) realizou, em 29 de setembro, sua primeira radioablação de tumor hepático. O procedimento, conduzido pela equipe de Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo, é utilizado no tratamento de câncer no fígado. Durante a intervenção, uma sonda especial é direcionada ao tumor por meio de ultrassom ou tomografia computadorizada, emitindo ondas de radiofrequência ou micro-ondas que aquecem e eliminam as células cancerígenas.
Essa técnica representa uma alternativa eficaz e complementar no tratamento de tumores hepáticos, com a vantagem de poder ser repetida, o que permite o monitoramento e controle do crescimento tumoral ao longo do tempo.
No âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a radioablação de tumor hepático amplia significativamente as opções terapêuticas, possibilitando que mais pacientes, inclusive os que não têm recursos financeiros, se beneficiem das melhores práticas para este tratamento.
Com apoio da Diretoria, a ação foi coordenada pelo Dr. André Roncon, contando com a participação dos cirurgiões hepáticos Dr. João Emílio e Dr. George Darce. Também estiveram envolvidos médicos residentes de Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo do Centro Universitário FMABC, residentes da Anestesia, sob a supervisão da Dra. Esther Alessandra Rocha, e a equipe de Radiologia Intervencionista, composta pela Dra. Zélia Campos e pelo Dr. Pedro Paixão.