Hospital Francisco Morato aprimora identificação do paciente

Publicado em: 05/12/2017

Unidade implementa protocolo de segurança estipulado pela Organização Mundial da Saúde

 

Equipe elaborou paródia para divulgar o novo protocolo em todos os setores do hospital

A equipe multidisciplinar do Hospital Estadual de Francisco Morato (HEFM) implementou em outubro o Protocolo de Identificação do Paciente, uma das seis metas internacionais de segurança e qualidade do paciente estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O objetivo é garantir a correta identificação de quem utiliza os serviços do hospital, desde a recepção, alas de internação, pronto-socorro, áreas administrativas e demais setores, para evitar e reduzir incidentes durante o período de permanência na unidade.

Os pacientes passaram a ser identificados com pulseiras contendo informações de referência de cada usuário, nome completo, nome da mãe e data de nascimento. A previsão é que até o fim de dezembro todos os formulários do hospital também sejam atualizados. Todas as vezes que o paciente for atendido, em qualquer setor, as informações são confirmadas pelos profissionais antes do início de qualquer procedimento.

A iniciativa visa promoção de melhorias na assistência ao paciente em situações consideradas como de maior risco. Tais práticas evitam incidentes que podem trazer danos ao paciente, como infusão incorreta de bolsas de sangue, administração de medicamentos em paciente homônimo, entre outros equívocos de risco à saúde.

A ação foi coordenada pelo Núcleo de Segurança do Paciente, que promoveu apresentação em todos os setores do hospital de uma paródia com letra alusiva ao assunto. “Geralmente há treinamento, aula teórica, mas queríamos dar uma abordagem lúdica para fixar a importância do tema. Agora, vamos monitorar os prontuários e realizar auditoria, a fim de identificar as falhas e fazer as orientações e correções necessárias”, explica a coordenadora do Departamento de Qualidade, Lucimeire Martini.

O Protocolo de Segurança do Paciente é a meta número 1 da Organização Mundial da Saúde e tem como principal objetivo garantir a segurança na atenção prestada ao paciente para que o cuidado seja prestado à pessoa para a qual se destina.