Publicado em: 10/01/2025
No dia 7 de janeiro de 2025, o Hospital Geral de Carapicuíba (HGC), gerenciado pela FUABC em parceria com o Governo do Estado, recebeu representantes do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) para a cerimônia oficial de posse da Comissão de Ética de Enfermagem (CEE) da unidade. O evento formalizou a atuação da nova comissão, composta por 11 membros efetivos que terão mandato até janeiro de 2028.
O objetivo principal da CEE é garantir a observância dos princípios éticos na prática da enfermagem, promovendo ações educativas, consultivas e preventivas junto aos profissionais da área.
O presidente da comissão, Gustavo Pires de Araújo, destacou em seu discurso a importância de atuar de forma preventiva na conscientização dos profissionais de enfermagem quanto às suas atribuições éticas e legais. Ele reforçou o compromisso da comissão em construir um ambiente que promova o aprimoramento do trabalho das equipes de enfermagem.
“O principal objetivo na minha liderança é atuar de modo preventivo, por meio da conscientização dos profissionais de enfermagem quanto ao exercício de suas atribuições ético-legais, com vista a assumir função educativa, consultiva, averiguação do exercício ético-profissional e ensino. Queremos construir uma excelência para o aprimoramento do trabalho das equipes, buscando por melhores condições para o exercício profissional e equacionamento de conflitos”, afirmou Gustavo Pires.
A Comissão do HGC é composta pelos seguintes profissionais: Gustavo Pires de Araújo (Presidente), Fernanda Dutra dos Santos Perine (Secretária), e os membros efetivos Edvaldo da Silva Freires, Fabiana Gonçalves Moreira de Oliveira, Regina Célia Lima da Silva, Francisca Rufina da Silva Bisoni, Maranna da Silva Moura Ozorio, Juliana Bispo de Jesus Santana, Ozana Soares Rodilha, Marina Otaviano Celestino e Larissa Garcia Felipe.
FUNÇÃO DA COMISSÃO
As Comissões de Ética de Enfermagem exercem, por delegação do Conselho Regional de Enfermagem, atividades relacionadas à ética profissional nos serviços de enfermagem das instituições de saúde. Desempenham funções educativas, consultivas, conciliadoras e de orientação, além de monitorarem o exercício ético e disciplinar dos profissionais de enfermagem.
A criação das CEEs visa fortalecer uma cultura organizacional que valorize o comportamento ético e assegure o cumprimento das normas que regem a profissão. As comissões mantêm autonomia, imparcialidade e sigilo em seus atos, assegurando que suas ações sejam pautadas pela ética e pelo respeito aos direitos dos profissionais e pacientes.