Hospital Heliópolis e FUABC: excelência cirúrgica com foco na segurança do paciente

Publicado em: 22/08/2025

Parceria possibilitou mais de 100 cirurgias em um mês e resultados expressivos

 

Equipe multiprofissional do Hospital Heliópolis reforça o valor do trabalho conjunto na saúde pública

O mês de junho marcou um importante passo na assistência cirúrgica do Hospital Heliópolis, na Capital, com a implantação bem-sucedida da parceria com a Fundação ABC. O resultado? Mais de 100 cirurgias realizadas com excelência, reforçando o papel essencial da atuação multiprofissional e do compromisso com a segurança do paciente.

Ao todo, foram 104 cirurgias eletivas, com o total de 125 procedimentos cirúrgicos contabilizados. Dentre os procedimentos, destacam-se 5 cirurgias oncológicas de grande porte, 26 cirurgias laparoscópicas e 48 herniorrafias. Todas conduzidas com rigor técnico, aliando cuidados integrados aos pacientes e ensino supervisionado dos médicos residentes, que é marca do Hospital Heliópolis.

A implantação conjunta visou à ampliação do acesso à assistência cirúrgica com qualidade e trouxe resultados expressivos: a média de idade dos pacientes operados foi de 53,4 anos e o tempo médio de internação ficou em 3,86 dias – um indicativo de desfechos clínicos positivos e alta resolutividade do serviço.

EQUIPE MULTIPROFISSIONAL

O sucesso da parceria só foi possível graças à atuação integrada da equipe. Médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas e profissionais da assistência social atuaram de forma colaborativa em todas as fases do cuidado, desde a admissão até o pós-operatório. “Só é possível trabalharmos com essa qualidade e volume porque temos pessoas dedicadas em todos os elos da nossa cadeia de trabalho. Toda a equipe multiprofissional abraçou a ideia de uma cultura de respeito ao paciente e proatividade, que permitem alcançar estes resultados”, destacou o médico cirurgião da Fundação do ABC, Dr. Fabio Israel Lima Castelo Marques, que coordena a Cirurgia Geral junto ao Dr. Luis Fernando Paes Leme.

De acordo com a equipe, a atuação do gestor Dr. José Luiz Gomes do Amaral, “presente e comprometida com a qualidade da assistência, tem sido essencial para garantir organização de fluxos e suporte contínuo às equipes”. Além disso, a integração com o Núcleo de Segurança do Paciente fortalece ainda mais as ações de prevenção de eventos adversos e a cultura de segurança em todas as etapas do cuidado.

A Fundação ABC e o Hospital Heliópolis mostram que, com planejamento, gestão eficiente e trabalho multiprofissional, é possível oferecer assistência de qualidade, segura e resolutiva para quem mais precisa. A iniciativa reforça que o SUS pode – e deve – ser espaço de inovação, cooperação institucional e valorização do profissional da saúde.