Hospital Irmã Dulce cria ambiente de conforto familiar para usuários

Publicado em: 04/05/2018

Local é cortesia do Rotary Club de Praia Grande para o setor de humanização da unidade

 

Espaço humanizado possibilita abordagem privativa de familiares dos pacientes

O momento de dor enfrentado por familiares de pacientes com quadro clínico de morte cerebral é um grande inconveniente para a abordagem sobre a doação de órgãos ou não. Para melhorar o acolhimento dos parentes, o Hospital Municipal Irmã Dulce de Praia Grande criou espaço destinado exclusivamente a esses casos, permitindo maior sensibilização e privacidade para tratar do tema. O local é uma conquista do serviço de Humanização, em parceria com unidades do Rotary Club de Praia Grande.

Localizada ao lado da UTI Adulto, no 4º andar, a sala de entrevista familiar também pode ser usada para comunicação sobre doenças de pacientes hospitalizados, o que também requer, muitas vezes, tratamento especial e privativo.

De acordo com a enfermeira responsável pela Comissão de Humanização do Complexo Hospitalar, Josefa Carlos Cavalcante de Araújo, o novo ambiente favorece o trabalho das equipes. “Nada pode devolver a alegria a alguém que sofre uma perda ou enfrenta trauma pelo adoecimento de um familiar, mas um local adequado pode proporcionar um pouco mais de conforto a essas pessoas”, destacou.

Além de poder amenizar o impacto de eventuais notícias desagradáveis, o novo espaço serve para tranquilizar acompanhantes. Segundo a gerente geral de Enfermagem, Renata Meroti, quem acompanha os pacientes também pode adoecer caso não cuide da própria saúde. “Muitos não querem sair de perto do familiar em tratamento e, algumas vezes, é preciso conscientizá-los de que isso não é necessário. Este local também foi idealizado com esta finalidade”, explicou.

A sala de entrevista familiar conta com novo mobiliário e foi viabilizada com recursos provenientes do Rotary Club – Praia Grande Novo Tempo, que já mantém a brinquedoteca do hospital, localizada na Pediatria, no 5º andar.