Hospital Irmã Dulce promove mutirão de catarata

Publicado em: 02/02/2018

Iniciativa da Prefeitura deve beneficiar 2 mil pacientes de Praia Grande

 

Centro cirúrgico tem capacidade de operar até 100 pacientes por dia

A aposentada Luiza Maria da Silva está eufórica por não precisar mais de ajuda para tarefas simples como caminhar ou fazer serviços domésticos. Ela foi a primeira paciente a ser submetida ao mutirão de cirurgia de catarata, dia 29 de janeiro, na unidade móvel de oftalmologia, instalada no Hospital Municipal Irmã Dulce da Praia Grande. A iniciativa, custeada pela Prefeitura, deve beneficiar até 2 mil pessoas do município.

Há dois anos aguardando o procedimento por meio de lista do Governo do Estado, Dona Luiza corria o risco de ficar completamente cega. Por ter perdido a visão em um dos olhos devido ao glaucoma, o segundo olho só lhe permitia ver vultos. “Nem podia ir mais à igreja como eu gostava de fazer. Era arriscado. Agora estou feliz porque vou poder fazer muitas coisas”, disse a aposentada.

Ao caminhar já sem ajuda pelo corredor do hospital, a paciente se disse surpresa com o resultado. “Achei que sentiria dor, que teria sangue, agulha, tampão. Não precisou nada disso. Não senti dor alguma”, revelou.

Assim como ela, outros 30 pacientes saíram da cirurgia prontos para encarar uma nova realidade em suas rotinas. Para concluir o procedimento são necessários 15 minutos, segundo o cirurgião oftalmológico, Dr. André Luiz Ribeiro, responsável pela unidade móvel de oftalmologia. “O paciente já sai enxergando melhor, mas a recuperação total acontece em até uma semana”, assegura.

Antes de serem encaminhados ao centro cirúrgico, os pacientes são orientados pela assistente social Edinamar Oliveira, responsável pelas recomendações e cuidados necessários pós-cirurgia. “Temos equipamentos de última geração e profissionais muito qualificados para os procedimentos. Mas os cuidados posteriores são responsáveis por 50% do tratamento para que o paciente tenha uma recuperação satisfatória”, salientou. Além de informar horários e responder a questionamentos, são fornecidos a todos colírios especiais e óculos de proteção.

O porteiro desempregado Francisco Wilson Felix espera há dois anos para se livrar da catarata nos dois olhos. Próximo da fila, comentou estar cheio de esperança em poder enxergar novamente e retornar ao mercado de trabalho. “Agora, espero ter uma colocação na minha área e voltar a viver normalmente”. O paciente deixou a unidade com data agendada para a segunda cirurgia.

Segundo o diretor geral do Complexo Hospitalar Irmã Dulce, Dr. Ricardo Carajeleascow, o centro cirúrgico oftalmológico tem capacidade para realizar até 100 cirurgias por dia. “O número diário a ser feito depende dos órgãos regulatórios da fila e do estado de saúde do paciente. Além de devolver a visão a quem precisa, com este gesto o prefeito Alberto Mourão restitui a dignidade e a alegria de viver a cada uma delas”, considerou.

A carreta possui dois consultórios médicos, três centros cirúrgicos, sala de exames oftalmológicos e recepção, além de uma plataforma de acessibilidade com elevador.

De acordo com o secretário de Saúde Pública, Cleber Suckow Nogueira, uma importante vantagem da iniciativa é a não-ocupação dos leitos do hospital para a realização das cirurgias. “Com essa unidade móvel, não vamos ocupar um único leito. Todos os procedimentos serão realizados na unidade, o que não alterará a rotina do hospital”, destacou.

MAIS CONQUISTAS – Além do mutirão, o prefeito Alberto Mourão anunciou em janeiro outras conquistas para a cidade na área da saúde, como a aquisição de 43 aparelhos hospitalares, sendo 14 cardioversores (desfibriladores), dois aparelhos de anestesia, 14 monitores multiparâmetros, três conjuntos de laringoscópio e 10 aparelhos de fototerapia. “Os equipamentos somam mais de R$ 889 mil e são provenientes de emendas parlamentares, inclusive do próprio prefeito de Praia Grande quando era deputado federal”, explicou o secretário.