Hospital Irmã Dulce reforça sinais da disfunção cardíaca infantil

Publicado em: 01/11/2018

Treinamento em Praia Grande capacita equipes para detecção precoce da doença

 

A atividade foi comandada pelo chefe do Serviço de Neonatologia da unidade, Dr. Sergio Luciano Pinto

O Hospital Municipal Irmã Dulce de Praia Grande promoveu dia 29 de outubro palestra sobre insuficiência cardíaca na infância. A atividade foi comandada pelo chefe do Serviço de Neonatologia da unidade, Dr. Sergio Luciano Pinto.

Confundida com insuficiência respiratória em sua fase inicial, a doença pode representar risco menor à criança se detectada precocemente. Sinais como dificuldade de mamar, esfriamento e suores nas mãos e pés devem receber atenção de pais e equipes de saúde.

Segundo o especialista, a síndrome clínica ocorre em 90% dos casos no primeiro ano de vida, causada por cardiopatia congênita. Para cada mil nascidos vivos, um terá problemas cardíacos. “No momento em que a doença for diagnosticada, é preciso encaminhar para atendimento imediato com cardiologista e transferir o paciente para um hospital de referência. Quanto mais precoce for detectada, menores os riscos”, explicou.

Segundo o pediatra, o histórico familiar de problemas cardíacos e o uso de anticonvulsivantes na gravidez estão associados à disfunção cardíaca na criança. Por isso, enfatizou a importância da atenção aos detalhes durante o atendimento. “A presença de cansaço que impede o bebê de concluir a mamada, extremidades geladas e suadas como mãos e pés, além de déficit de peso, são informações de extrema importância para que seja feito o exame adequado”, disse.

O ecocardiograma é o exame que constata sinais de mau funcionamento do coração, que também afeta o crescimento e desenvolvimento da criança. A insuficiência cardíaca na infância representa sério problema de saúde pública e resulta em frequentes internações, cirurgias e procedimentos. Os dados expostos na palestra ressaltam a necessidade do olhar além do problema aparente relatado por familiares.

Alertas como estes têm sido a tônica das demais capacitações destinadas aos profissionais de saúde que atuam na rede pública municipal e nas unidades mantidas pela Fundação do ABC em Praia Grande (Hospital Municipal, Unidade de Alta Complexidade em Cuidados ao Portador de Doença Renal Crônica e Terapia Renal Substitutiva (Nefro-PG), Pronto-Socorro Central, Ambulatório de Especialidades Cirúrgicas e UPA Samambaia).

Para o diretor-geral do Complexo Hospitalar Irmã Dulce, Dr. Ricardo Carajeleascow, a proposta desenvolvida em conjunto com a Prefeitura visa, entre outros benefícios, a redução de custos hospitalares e ambulatoriais. “Quando uma doença não é bem compreendida e tratada, pode levar a consequências para o paciente e para a gestão pública. Por isso, é louvável a preocupação do prefeito Alberto Mourão em investir no aperfeiçoamento constante das equipes de saúde buscando significativos resultados da iniciativa”, destacou.