Publicado em: 04/04/2014
Em menos de três meses no cargo, o superintendente do Complexo de Saúde Irmã Dulce, Manoel Nunes Cardoso Neto, anuncia a criação de um Centro de Estudos no hospital, entre outros projetos. Ligado ao setor de Educação Continuada, o centro estará concentrado em aprimoramento e pesquisa, com incentivo à publicação científica, bem como a cursos, congressos e outros eventos. Esse avanço deverá proporcionar um incremento na área de humanização no atendimento.
Outra novidade será a futura criação de uma lanchonete, com área de convivência para funcionários e profissionais de saúde, mas que também atenderá aos usuários do hospital, como visitantes e acompanhantes de pacientes. “Queremos proporcionar ambiente saudável, onde os colaboradores possam produzir com vontade e envolvimento”, expõe o gestor.
Voltados à valorização dos funcionários, os projetos buscam cultivar o olhar interno aos colaboradores, para que possam ter visão mais ampla da assistência que o complexo oferece à população. “Nos serviços de saúde o que entregamos não são apenas cirurgias, consultas e exames. É muito mais do que isso. Entregamos a assistência no sentido mais amplo, que é acolhimento, carinho e cuidado”, explica. “São situações imensuráveis e que dependem da expectativa dos usuários. Nesse sentido, temos que trabalhar nossos colaboradores para que ofereçam esse cuidado”.
Gerência de Qualidade e Processos
O superintendente explica que o “Irmã Dulce” funcionará com novo modelo de gestão apoiado no sistema de microgestão setorial. Para tanto, o complexo conta agora com a Gerência de Qualidade e Processos, “que fará todo o desenho dos processos institucionais dentro de um padrão organizacional bem definido”, prossegue Manoel Nunes Cardoso Neto.
A nova gerente de Qualidade e Processos é Flávia Correa Barbosa, farmacêutica e biomédica de formação, com pós-graduação em gestão industrial e MBA em gestão estratégica. Apresentando experiência de 12 anos de implementação de gestão de qualidade em diversos ramos e em cinco países, Flávia acentua a importância da comunicação como ferramenta estratégica. Recentemente contratada, a gerente faz o mapeamento da situação para, posteriormente, desenhar os processos: “Estou conhecendo o contexto inserido, a cultura da região, as características do atendimento público vinculado ao SUS”.
Recentemente homenageada pela Câmara Municipal com o diploma Graziella Diaz Sterque, a diretora administrativa do complexo, Márcia Aparecida Diogo, acredita que a nova gerência contribuirá para novas conquistas. “Uma das metas é trazer mais qualidade, dar esse retorno à população que utiliza o hospital”, acrescenta a diretora.
Gerenciado pela Fundação do ABC, o complexo envolve o Hospital Municipal Irmã Dulce, o Pronto-Socorro Central e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Charles Antunes Bechara.