Hospital Márcia Braido inaugura setor de radiologia humanizado

Publicado em: 05/04/2018

Recepção e salas de raio X ganharam decoração infantil temática

 

Prefeito José Auricchio Júnior durante cerimônia da entrega do espaço, em 4 de abril

A Prefeitura de São Caetano inaugurou, em 4 de abril, o setor de Radiologia “Dr. Carlos Alberto Lopes”, no Hospital Infantil Márcia Braido. A recepção principal e as salas de raios X foram reformadas para receber decoração infantil com motivos marinhos. Produzida com adesivo vinílico em laminação fosca, sem odor e ecologicamente correta, a nova decoração criou ambiente lúdico e alegre, que tranquiliza as crianças, permitindo a realização de exames de forma mais humanizada e eficiente.

Na cerimônia, o prefeito José Auricchio Júnior destacou que o prédio do hospital tem 46 anos e precisa sempre de atualização. “As unidades de saúde funcionam ininterruptamente e precisam de constante renovação para garantirmos a qualidade do atendimento”, disse o prefeito.

O setor foi revitalizado em parceria entre Prefeitura e a Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI), organização social responsável por gerir sistemas de diagnóstico por imagem na rede pública de saúde. O investimento foi de cerca de R$ 60 mil. Também estiveram presentes a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, autoridades municipais, representantes da FIDI e familiares do homenageado Carlos Alberto Lopes.

HUMANIZAÇÃO

O projeto “Humanização em Hospitais”, desenvolvido pela FIDI, busca promover ambiente mais acolhedor nas unidades de saúde públicas. “Não é uma mera decoração. O ambiente lúdico, planejado por uma equipe multidisciplinar que inclui psicóloga e assistente social, traz maior conforto ao paciente para que o exame seja feito de forma mais tranquila”, explica Anderson Ruzene, superintendente de operações da FIDI.

SOBRE DR. CARLOS ALBERTO LOPES

O nome escolhido para batizar o novo setor de radiologia no Hospital Infantil Márcia Braido homenageia a trajetória de um radiologista são-caetanense que dedicou vários anos de sua vida profissional ao aprimoramento do diagnóstico por imagem. Carlos Alberto Lopes (1949-2008) formou-se em Medicina na Universidade de São Paulo e especializou-se em Radiologia. De 1974 até 2000, atuou no Hospital São Caetano e em outros hospitais do ABC.