Hospital Mário Covas faz mutirão para prevenção do câncer colorretal

Publicado em: 08/07/2016

O Hospital Estadual Mário Covas (HEMC) realizou em 22 de junho mutirão para prevenção do câncer colorretal. Ao todo foram realizados 52 exames retais – sendo 42 colonoscopias – pelas equipes médicas e de enfermagem do setor de Endoscopia, entre 7h e 18h. Os pacientes foram encaminhados pelos municípios da região do ABC.

Ao todo foram realizados 52 exames retais – sendo 42 colonoscopias

Ao todo foram realizados 52 exames retais – sendo 42 colonoscopias

Coordenada pelo Dr. Thiago Ferreira de Souza, a ação buscou atender à demanda regional e a perspectiva é de que seja realizada mensalmente. Os casos em que os resultados dos exames foram positivos para a doença foram encaminhados para tratamento nos equipamentos de saúde dos municípios.

Segundo o professor afiliado da Faculdade de Medicina do ABC e diretor do HEMC, Dr. Eduardo Grecco, a colonoscopia é o exame mais indicado para a prevenção de tumores intestinais, por detectar e tratar a presença de pólipos pré-cancerosos. O câncer colorretal – ou câncer de intestino – é um dos poucos tipos de tumores que possui prognóstico positivo se diagnosticado e tratado precocemente. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que em 2016 serão mais de 34 mil novos casos de câncer de intestino. Excluindo os tumores de pele não melanoma, o câncer colorretal é o terceiro tipo mais incidente no país – atrás apenas do câncer de próstata, com 61,2 mil novos casos previstos para este ano, e do câncer de mama, com 57,9 mil.

O risco de desenvolvimento da doença aumenta a partir dos 50 anos, sendo agravantes o tabagismo, a hereditariedade e a história pessoal de doenças inflamatórias intestinais, como doença de Crohn e retocolite ulcerativa, assim como a alimentação rica em gordura de origem animal, conservantes, corantes e carnes vermelhas.

Quanto mais cedo for constatado o tumor, maiores serão as chances de cura. Embora seja um exame temido, a colonoscopia é um procedimento rápido, indolor e permite que o médico analise o revestimento interno do reto e do cólon. O preparo requer alguns cuidados. O intestino deve estar absolutamente limpo. É preciso que o paciente faça uma dieta líquida especial, pelo menos 24 horas antes do exame, e tome laxativos conforme indicação médica.

A recomendação é realizar o exame a partir dos 50 anos. Para quem tem familiares com câncer intestinal ou pólipos, a investigação deve ser iniciada mais cedo.